O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, arrancou nesta quinta-feira, uma hora depois do habitual, a subir 0,43%, para os 5.897,17 pontos. A EDP, Jerónimo Martins e a PT são os principais responsáveis por este arranque em terreno positivo.
O PSI20 deveria ter iniciado a sessão pelas 8 da manhã, mas as dificuldades técnicas registadas em todos os mercados Euronext atrasaram em cerca de uma hora não só a bolsa de Lisboa, mas também as praças de Paris, Bruxelas e Amesterdão.
Na quarta-feira, o PSI20 acompanhou a Europa e fechou a cair 0,98%, para 5.873,11 pontos, com títulos da banca no vermelho, assim como os “pesos pesados” Galp, Jerónimo Martins e EDP.
Entre os 20 títulos que compõem o principal índice da bolsa portuguesa, 15 fecharam a desvalorizar, dois permaneceram inalterados (Sonae Indústria e BCP) e apenas três cresceram.
As principais bolsas europeias abriram também em alta, com os investidores à espera da reunião mensal do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) em Frankfurt.
Nesta reunião, o conselho de governadores vai debater a política monetária da zona euro e uma eventual alteração das taxas directoras do BCE. A taxa de referência está actualmente no mínimo histórico de 0,5%, depois de ter descido a 2 de Maio.
Os investidores estão inquietos com as fortes perdas registadas na quarta-feira no encerramento de Wall Street. A bolsa de Nova Iorque terminou a sessão com o Dow Jones abaixo dos 15.000 pontos (14.960,59 pontos), a cair 1,43%, arrastado pelo último relatório da Reserva federal norte-americana (Fed) sobre a economia dos Estados Unidos.
Neste relatório, a Fed reviu em baixa o ritmo de crescimento da economia norte-americana de “moderado” para “modesto a moderado”.

Comentar