Boeing pôs 787 Dreamliner no ar sem incidentes, mas testes vão continuar

O voo teste realizado no sábado teve como objectivo monitorizar as baterias.

Foto
Os voos testes vão continuar nos próximos dias, anuncia a empresa Mindty Jpnout/AP

A Boeing realizou, este sábado, um voo teste com o seu 787 Dreamliner, sem incidentes, no âmbito das investigações aos problemas reportados com as baterias que levaram reguladores aéreos internacionais a determinar a suspensão de operações.

O avião partiu de Seattle, Washington, com 13 tripulantes pelas 12h32 locais (20h32 em Lisboa) e aterrou às 02h51 (22h51 em Lisboa), indicou a Boeing.

Durante o voo, a tripulação monitorizou o desempenho das principais baterias”, disse o porta-voz da Boeing, Marc Birtel, num comunicado, citado pela AFP, acrescentando que equipamento especial “permitiu observar e gravar detalhes sobre o desempenho da bateria em condições normais de voo”.

“A informação recolhida durante o voo é considerada parte das investigações aos incidentes registados com as baterias dos 787 que ocorreram em Janeiro. Por esse motivo, não podemos partilhar mais pormenores”, frisou.

De acordo com Birtel, a Boeing planeia realizar mais voos de teste durante a próxima semana.

O voo de teste foi aprovado, a semana passada, pela Administração Federal da Aviação dos EUA (FAA). A Boeing tinha solicitado à FAA, na segunda-feira, a realização de voos de teste, depois de todos os 50 aparelhos 787 em funcionamento terem suspendido os voos, no seguimento de dois incidentes com baterias que se incendiaram em Janeiro passado.

“Como parte dos nossos esforços permanentes para determinar a causa primária dos recentes incidentes com a bateria de lítio dos Boeing 787, a FAA vai permitir que a Boeing faça testes de voo do aparelho 787 para obter informação adicional”, disse a agência federal, em comunicado.

O objectivo prioritário dos testes passa por obter informação sobre o desempenho da bateria e do sistema eléctrico com o avião em voo. A FAA adiantou que os testes seriam levados a cabo sobre áreas não povoadas.

Sugerir correcção
Comentar