O BES adquiriu a participação de 18,9% que a Geocapital, de Stanley Ho e Jorge Ferro Ribeiro, ainda detinha no Moza Banco.
A instituição financeira liderada por Ricardo Salgado passa assim a deter 44% do banco moçambicano, cujo accionista maioritário (com os restantes 56%) é a Moçambique Capitais.
De acordo com o comunicado enviado esta quinta-feira pelo BES ao regulador do mercado de capitais, e no qual não é divulgado o valor do negócio, a compra dos 18,9% à Geocapital está ainda sujeita “à verificação de um conjunto de condições”, como as autorizações necessárias para a concretização do negócio.
O Moza Banco foi criado em 2008, tendo o BES adquirido, também à Geocapital, uma participação de 25,1% no início de 2011.
Centrado nas empresas e grandes clientes, a instituição tinha, no final de 2012, 20 agências, das quais 13 foram inauguradas nesse ano. O objectivo, segundo se lê no relatório e contas do BES referente ao ano passado, é estar presente em todas as províncias deste país africano.
No ano passado, os proveitos do Moza Banco foram de 21,7 milhões de euros, tendo registado um resultado líquido negativo de 3,3 milhões.

Comentar