BES contrata consultora Fig Partners para vender banco em Miami

Activo ficou na esfera do bad bank no início de Agosto.

Foto
Acções do BES fecharam nos 1,26 euros Paulo Ricca

O Banco Espírito Santo (BES) anunciou nesta quinta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, ter contratado a consultora financeira Fig Partners para ajudar a vender ou reorganizar a filial do banco em Miami, nos Estados Unidos.

O BES informa, no comunicado, que "foi contratada a empresa Fig Partners como consultora financeira no âmbito da avaliação e estruturação de potencial transacção para alienação, fusão ou reorganização do Espirito Santo Bank, Miami, Florida".

O Banco de Portugal decidiu este mês colocar os depósitos e créditos do Espírito Santo Bank (Miami, Estados Unidos) - tal como os do Aman Bank (Líbia) - sob gestão do Novo Banco, mas as dívidas ficaram no bad bank, ou seja, no BES.

Em Julho, a norte-americana Federal Deposit Insurance Corporation resolveu investigar as regras de governação nas transacções financeiras e de gestão dos activos da ES Miami Bank, depois de terem surgido suspeitas de branqueamento de capitais e outros ilícitos.

Na noite de domingo, 3 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES e anunciou a separação da instituição em duas.

O chamado banco mau (bad bank) ficou com os activos e passivos tóxicos do antigo BES, que, apesar de se continuar a chamar BES, não tem licença bancária.

Já no banco bom, o Novo Banco, ficaram os activos e passivos considerados não problemáticos do ex-BES, recebendo esta nova instituição financeira uma capitalização de 4,9 mil milhões de euros através do Fundo de Resolução bancário.
 

  

Sugerir correcção
Comentar