O Banco de Portugal (BdP) emitiu um alerta público a identificar duas sociedades financeiras não autorizadas a desenvolver actividade em Portugal. O supervisor bancário detectou que, uma delas, que se apresenta como Holding Bank Finance and Investment Corporation, procura obter dinheiro de clientes sem “aparentemente” prestar como contrapartida qualquer serviço financeiro.
Esta “suposta entidade”, avisa o BdP num comunicado, “surge associada a Francisco Marcos Saeger e Fernando Emanuel Correia de Sá, actuando este último também como Fernando de Sá Correia e Fernando Desa”.
O banco central diz ter tido conhecimento de que esta sociedade “se tem apresentado junto do público como entidade que actua na área do Private Banking”, mas avisa que não está habilitadas a receber depósitos, outros fundos reembolsáveis ou mesmo “a exercer qualquer outra actividade financeira em território nacional”.
No escrutínio do supervisor liderado por Carlos Costa caiu também a Ilike, Unipessoal Lda, que tem ainda actuado sob a designação de InoveOnline. Nada é adiantado em relação a acções a tomar sobre estas duas sociedades.
Já em Fevereiro, a instituição liderada por Carlos Costa alertava para o facto de três sociedades estarem proibidas de exercer actividade financeira em Portugal: a Euro-Champions Fund, a sucursal portuguesa da Betex Corp e a Goodsense Investments, associadas a associadas a Jorge Antero Silva de Queiroz e que prometiam aos clientes elevados retornos financeiros.

Comentários