BCP antecipa resultados para dia do teste de stress

Banco terá chumbado na análise do BCE, mas aumento de capital e venda de activos já resolveram problema.

Foto
BCP fez aumento de capital de 2250 milhões em Julho António Borges

A administração do Millennium BCP antecipou a apresentação dos resultados do terceiro trimestre para domingo de manhã, às 11h30, meia hora depois de serem conhecidos os testes de stress efectuados pelo Banco Central Europeu (BCE).

Segundo o comunicado do BCP,  a antecipação surgiu “de modo a reflectir já o impacto deste exercício  [do BCE] nas contas trimestrais, bem como permitir uma visão integral (nomeadamente em termos de solvabilidade) do banco a 30 de Setembro de 2014”.

A instituição financeira liderada por Nuno Amado tem sido referida com uma das que não preenche as condições para passar o teste do BCE (que analisa os rácios do banco face a diferentes cenários adversos), que se reporta a 31 de Dezembro de 2013.

Esta sexta-feira, o Jornal de Negócios, sem citar fontes, afirmava que, de facto, o BCP tinha “chumbado”. Mas como entretanto já fez um aumento de capital de 2250 milhões em Julho deste ano e vendeu diversos activos, a questão dos seus rácios já estará ultrapassada.  Esta semana, as acções do BCP subiram 17,5%.

A Bloomberg, que teve acesso a um documento preliminar do BCE, afirma que há 25 bancos que falharam o teste a nível europeu (entre 130 analisados). Destas, 15 já resolveram a questão. Outros dez bancos têm a vida mais complicada.  Além do BCP, também a CGD e BPI estão no universo de análise do BCE (o Novo Banco ficou para uma outra fase). De acordo com o Citigroup, os “chumbos” concentram-se na Itália, Espanha, Grécia e Irlanda.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários