BCE reviu em baixa previsão para a economia

Banco central discutiu descida das taxas de juro, mas optou por mantê-las inalteradas.

Foto
Mario Draghi e Vítor Constâncio Ralph Orlowski/Reuters

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira uma previsão de queda do PIB da zona euro este ano de 0,5%, um cenário mais pessimista do que a descida de 0,3% traçada há três meses pela mesma instituição.

A novidade foi apresentada por Mario Draghi na conferência de imprensa que se seguiu à reunião mensal do conselho de governadores realizada em Frankfurt. O presidente do BCE disse ainda que, em 2014, a economia da zona euro voltará a crescer a uma taxa de 1%, contra os 1,2% anteriormente previstos. A projecção para a inflação no próximo ano passou de 1,4% para 1,3%.

Ainda assim, apesar deste cenário mais pessimista para a evolução da economia europeia e de uma variação dos preços claramente abaixo dos 2%, os responsáveis máximos do BCE (que incluem os portugueses Vítor Constâncio e Carlos Costa) resistiram a efectuar mais uma descida nas taxas de juro. A taxa de refinanciamento manteve-se em 0,75%.

Mario Draghi revelou, contudo, que a possibilidade de uma descida de taxas foi discutida pelos membros do conselho de governadores. "O consenso que prevaleceu foi o de deixar as taxas inalteradas", disse o presidente do BCE.

Sugerir correcção
Comentar