BCE prevê maior recessão na zona euro

A previsão de contracção do produto interno bruto da zona euro é agora de 0,6%, contra a previsão anterior de 0,5%.

Foto: Kai Pfaffenbach/ Reuters (arquivo)

O BCE manteve as taxas de juro inalteradas na reunião desta quinta-feira, apesar da revisão em baixa das suas previsões de crescimento da zona euro para 2013. A previsão de contracção do produto interno bruto da zona euro é agora de 0,6%, contra a previsão anterior de 0,5%. Mario Draghi manifestou-se, no entanto, confiante numa estabilização da economia ao longo do corrente ano.

As previsões do BCE para 2014 melhoraram ligeiramente,  passando de um crescimento expectável de 1% para 1,1%. O banco central reviu ainda a previsão para a inflação esperada para 2013, dos anteriores 1,6% para 1,4%. Para 2014, manteve a previsão anterior, que é de 1,3%.

“Vamos acompanhar de perto todos os desenvolvimentos e estamos prontos a agir” se necessário, garantiu Draghi, uma promessa repetida nos últimos meses. Apesar da disso, Mario Draghi não anunciou novas mediadas de estímulo, referindo apenas que continuam em discussão várias possibilidades, entre as quais a reactivação de empréstimos ilimitados e de longo prazo (LTRO) a conceder aos bancos. 

Em análise continua também a possibilidade de reactivar o mercado de obrigações titularizadas (ABS, na sigla inglesa), o que pode incluir a compra desses activos por parte de BCE, de forma a dinamizar os empréstimos a pequenas e médias empresas (PME) que, como reconheceu Mario Draghi, continuam com acesso dificultado ao mercado de crédito.

Draghi explicou que algumas medidas que têm sido discutidas “são fáceis de implementar e têm consequências claras, mas outras não”. Neste último caso está a possibilidade de o BCE passar a cobrar juros pelos depósitos que recebe, medida que não é consensual dentro da instituição. A taxa de juro dos depósitos dos bancos é actualmente de zero.
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues