BCE pede ao presidente de Chipre para não pressionar governador do Banco Central

Foto
Cipriotas e estrangeiros têm tentado levantar dinheiro nos multibancos desde que se conheceu a medida Yannis Behrakis/Reuters

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, escreveu esta semana ao presidente cipriota pedindo-lhe para "não fazer pressão" sobre o governador do banco central do país, segundo uma fonte próxima do processo, citada pela France Presse.

"Existe uma carta que visa o respeito pela independência do Banco Central de Chipre e a ausência de pressão" sobre a mesma instituição financeira, liderada por Panicos Demetriades, revelou a mesma fonte.

Por sua vez, o BCE não quis fazer comentários sobre o assunto.

Panicos Demetriades está no centro das atenções desde o colapso do sistema financeiro do país, que obrigou à definição de um plano de resgate internacional para contornar as difíceis condições e a falência do segundo maior banco, o Laiki.

A comissão de ética do Parlamento cipriota decidiu na quarta-feira que irá abrir um inquérito a Demetriades, desde a sua tomada de posse em Maio de 2012, para determinar se este agiu contra o interesse público ao não ter alertado no momento para a falência do banco Laiki, noticiada pelo Financial Times.

 

Sugerir correcção
Comentar