Barroso: países em dificuldades devem assumir os seus erros

Presidente da Comissão Europeia mostrou-se preocupado com o fosso cada vez maior entre os países do Norte e do Sul da União Europeia.

Foto
Barroso falava no Parlamento Europeu Foto: Frederick Florin/AFP

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou nesta quinta-feira, em Viena, que os Estados-membros que enfrentam crises financeiras não devem culpar os outros pelos seus problemas e apelou à solidariedade das economias mais fortes.

“Os países que enfrentam dificuldades pelos erros do sector financeiro devem mostrar mais responsabilidade, devem mostram que levam a sério a análise e correcção dos erros, sem culpar os outros”, disse José Manuel Durão Barroso, numa conferência de imprensa conjunta com o chanceler austríaco, Werner Faymann.

Durão Barroso sublinhou que é uma preocupação o fosso cada vez maior entre os países do Norte e do Sul da União Europeia e apelou a que se abandonem os estereótipos e a uma maior solidariedade entre Estados-membros.

“Em tempos de crise, há o risco de sobrevalorizar os preconceitos e os estereótipos, o que é um risco”, acrescentou o líder do executivo comunitário, sublinhando que a História está cheia de lições sobre este problema.

Durão Barroso deixou ainda um apelo aos países com economias mais sólidas, para que mostrem solidariedade para com os outros, para que “estendam a mão, no melhor espírito da solidariedade europeia”.

“É do seu interesse próprio, os países com mais êxito precisam do mercado interno. Estamos todos ligados”, lembrou.

Apelando a que se evitem “nacionalismos, no mau sentido da palavra”, Durão Barroso salientou ser “injusto tentar estigmatizar parte da Europa”.

Todos os países tiveram grandes momentos e enfrentaram dificuldades na sua História, reiterou.

 

Sugerir correcção
Comentar