Barómetro: Portugal é país da UE mais descrente do “caminho da Europa”

Nos países do Sul, os inquiridos acreditam mais na UE para liderar a crise financeira do que confiam no seu próprio Governo.

Foto
Só 13% dos inquiridos referem que os líderes governamentais “dizem a verdade” quando esta pode ser impopular Tobias Schwarz/Reuters

Portugal é o país da União Europeia mais descrente em relação ao caminho da Europa, entre dez Estados-membros, e dos mais desconfiados dos líderes governamentais, revela nesta terça-feira o barómetro da Edelman Trust.

Sobre o futuro da Europa, “é geral” o consenso de que “não se está no bom caminho”, referem 61% dos entrevistados, um valor que em Portugal sobe para 77%, podendo ser entendido como de “descrença”.

O 13.º Estudo Anual Global sobre Confiança foi realizado em 26 países da União Europeia e do resto do mundo, a partir de uma amostra de 31.000 respostas realizadas através da Internet, entre 16 de Outubro e 19 de Novembro de 2012, as quais incluem tanto o público em geral como o público informado, com idades entre os 25 e os 64 anos.

O grupo de países da UE abrangidos pelos questionários foram a Alemanha, Holanda, Portugal, Suécia, Espanha, Reino Unido, Polónia, Itália, Irlanda e França.

Quando questionados sobre em quem confiam para gerir a actual crise na zona euro, os países da Europa do Sul acreditam mais na União Europeia para liderar a crise financeira do que confiam no seu próprio Governo, o que está ligado a uma “baixa confiança” nos respectivos executivos, abaixo dos 50%.

Analisando os dados globalmente, apenas 13% dos inquiridos referem que os líderes governamentais “dizem a verdade” independentemente do quão impopular esta possa ser.

Em Portugal este valor caiu para os 7% em 2013, enquanto a mesma questão colocada aos entrevistados sobre a confiança nos líderes empresariais é ligeiramente superior, sendo de 18% em termos globais e de 15% em Portugal.

A consultora GCI, afiliada da Edelman, em associação com o Lisbon MBA da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa apresenta nesta terça-feira as conclusões do barómetro Edelman Trust 2013 no palacete do campus da Nova School of Business and Economics (SBE).
 

Sugerir correcção
Comentar