Barclays multado por manipulação no preço do ouro

A autoridade financeira do Reino Unido acusa o banco de ter falhado no controlo dos seus negócios.

Foto
O Barclays irá vender a sua operação em Portugal. LEON NEAL

O Barclays foi multado em 26 milhões de libras (cerca de 32 milhões de euros), pela Financial Conduct Authority (FCA), a autoridade financeira do Reino Unido, devido a manipulação no preço do ouro.

A FCA esclareceu esta sexta-feira, através de comunicado, que, a 28 de Junho de 2012, o agente do Barclays Daniel James Plunkett, aproveitou-se de uma falha interna do banco e manipulou o preço do ouro. Este acontecimento teve lugar um dia depois de o banco ter sido multado pelos reguladores dos Estados Unidos e do Reino Unido em 450 milhões de dólares por ter influenciado a fixação do indexante Libor.

As penalizações não afectaram apenas o banco. A Daniel Plunkett foi aplicada uma multa de 96 milhões de libras (aproximadamente 119 milhões de euros), acabando ainda por ser banido das suas funções.  

Tracey McDermott, director de crimes financeiros da FCA, alerta que o agente “pagou um preço bastante alto por ter colocado os seus próprios interesses acima da integridade do mercado e do cliente”, deixando ainda o aviso para “os agentes que se sentirem tentados a explorar os seus clientes em troca de dinheiro fácil a não terem dúvidas de que essa acção lhes irá custar a sua reputação”. O director da autoridade tem esperança de que o caso do Barclays sirva como exemplo para outras instituições, e que não se volte a repetir.

Esta não foi, todavia a única falha que o Barclays cometeu, entre Junho de 2004 e Março de 2013, período em que fez parte do grupo das instituições financeiras que fixavam o preço do ouro. A FCA acusa o banco de ter falhado no controlo dos seus negócios de uma forma eficaz e de ter desrespeitado uma série de princípios do mercado.

De acordo com a reguladora britânica, o banco falhou “na criação e implementação de medidas que regulavam a forma como os corretores do Barclays actuavam na Gold Fixing”, bem como “na providência de um treino específico para os corretores de metais preciosos que se encontravam a regular o preço do ouro”.

Na perspectiva da FCA, o Barclays falhou ainda por “não ter conseguido lidar com o conflito entre os seus interesses e os dos clientes”.

O Gold Fixing é um mecanismo de cotação do ouro em Londres, onde diariamente os agentes de mercado fixam o valor deste metal precioso. A gestão desta cotação fica a cargo dos cinco maiores bancos europeus.

Texto editado por José Manuel Rocha

Sugerir correcção
Comentar