Barack Obama deverá propor aumento de impostos para os mais ricos

Foto
O plano faz parte dos esforços do Presidente para restabelecer a confiança na sua liderança económica Jason Reed/Reuters

O Presidente norte-americano Barack Obama deverá propor amanhã um aumento de impostos para os mais ricos para garantir que estes paguem, pelo menos, a mesma percentagem que recai sobre os contribuintes da classe média.

Segundo o jornal “New York Times”, citando funcionários do Governo, Obama apresentará o “imposto Buffett”, em referência ao investidor Warren E. Buffett, durante um discurso pronunciado na Casa Branca.

Obama, que quer dirigir-se às pessoas que ganhem mais de um milhão de dólares (724 mil euros) por ano, não deverá dar detalhes sobre a taxa que pretende usar, nem sobre quanto pensa arrecadar com a medida, que será anunciada como parte de um programa global de redução do défice orçamental.

O plano faz parte dos esforços do Presidente para obter 447 mil milhões de dólares (cerca de 323 mil milhões de euros) que lhe permitam reduzir o desemprego, que representa 9,1% da população economicamente activa, e restabelecer a confiança na sua liderança económica.

Ainda assim, a proposta de Obama deverá contar com a oposição dos Republicanos que se têm oposto ao aumento dos impostos sobre os mais riscos, alegando que isso iria desencorajar o investimento na economia.

Sugerir correcção
Comentar