Os líderes dos principais grupos financeiros portugueses reúnem-se nesta quarta-feira com os responsáveis da troika, no âmbito da sexta avaliação ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro.
A informação foi avançada na terça-feira aos jornalistas por Ricardo Salgado, presidente do BES, no decorrer da conferência de imprensa de apresentação dos resultados dos primeiros nove meses do ano do banco.
“Amanhã [quarta-feira], vamos ser examinados”, revelou o banqueiro, dando conta das reuniões que os maiores bancos portugueses vão manter com os responsáveis internacionais, que devem aproveitar a ocasião para apurar em que estado estão as entidades financeiras portuguesas.
Na segunda-feira começou a sexta avaliação da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) ao programa de ajuda externa que Portugal está a receber, que tem a consolidação orçamental, o sistema financeiro e as reformas estruturais como “os grandes pilares”.
À semelhança de avaliações anteriores, o Executivo espera que também esta corra de forma positiva. “Todas as avaliações da troika ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro de Portugal, que olham para cada um destes pilares, para ver se o país está no caminho certo ou não, têm corrido bem” e a sexta “também irá correr bem”, afirmou o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas.

Comentários