Bank of China prepara entrada em Portugal

Foto
Investimento passará pela diáspora chinesa em Portugal e pelas PME's que exportam para a China Foto: Jason Lee/Reuters

O Bank of China terá já pedido autorização ao Banco de Portugal e escolhida a localização para o seu primeiro escritório em Lisboa.

De acordo com uma notícia divulgada hoje pela agência Lusa, o Bank of China (BoC) vai iniciar brevemente operações em Portugal, começando a abertura de uma sucursal.

“O Bank of China já tem em Portugal a equipa de gestão, que já reuniu com o Banco de Portugal e já escolheu mesmo um local para a primeira dependência, que se deverá localizar no centro de Lisboa”, disseram fontes à Lusa. O BoC terá já pedido ao regulador autorização para operar em Portugal, estando só à espera da validação do Banco de Portugal.

Uma subsidiária local, que reporta a Pequim, estará nos planos do BoC e, de acordo com fontes da agência Lusa, a localização já está escolhida e será no centro de Lisboa.

O Banco de Portugal, segundo a Lusa, negou qualquer confirmação da operação, por se tratar de um processo sigiloso.

Em relação à estratégia do BoC, numa primeira fase, passará pela aposta “no mercado da diáspora chinesa em Portugal e das pequenas e médias empresas exportadoras para o mercado chinês”, adianta a Lusa.

Este interesse do BoC no mercado português começou a ser falado quando Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros, visitou a China, entre 30 de Junho e 8 de Julho deste ano. O Expresso já havia noticiado, no passado dia 7 de Julho, o interesse do BoC em Portugal e que o banco já teria estudado o dossiê com a Associação para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O Bank of China é um dos quatro maiores bancos chineses e conta já com operações em diversos países na Europa, incluindo Reino Unido, França Itália, Alemanha e Bélgica.

Sugerir correcção
Comentar