Banif Primus cria banco de investimento no Brasil

O banco Banif Primus criou uma unidade de investimentos no Brasil, o Banif Investment Banking, com a concentração de actividades antes reunidas no banco comercial, disse hoje o responsável pela empresa no Brasil.

Pedro Pinto Coelho disse à Lusa que a medida faz parte de uma reestruturação das actividades do Banif Primus com o objectivo de melhorar o atendimento aos clientes.

"Queremos atender todo o mercado, mas o nosso foco mais permanente serão as empresas do segmento médio e de capital aberto de todos os sectores da economia", referiu Pedro Pinto Coelho.

O Banif Investment Banking actuará nos segmentos de fusões e aquisições, lançamento de acções, captação de recursos e na gestão de riscos, com uma equipa de quatro analistas de mercado contratada do Banco Bradesco.

"Este é mais um projecto que demonstra claramente que o grupo Banif está no Brasil para ficar", disse o responsável pela nova unidade do banco português.

Pedro Pinto Coelho adiantou igualmente que com a redução das taxas de juros no Brasil haverá uma migração dos investimentos aplicados actualmente em renda fixa para o mercado bolsista, como aconteceu nos anos 90 em Portugal.

O responsável disse que 2004 será um "ano de transição" para aplicação da nova estrutura do Banif Investment Banking.

"Com a saída de vários bancos estrangeiros do mercado brasileiro e com a melhoria do cenário económico no Brasil, existe um espaço de actuação no desenvolvimento do mercado de capitais", disse o responsável.

Na área comercial - o Banif Primus - permanecem as operações estruturadas de crédito e as de crédito para comércio externo.

O Banif Investment Banking tem actualmente cerca de 70 funcionários que ficarão responsáveis pela corretora e pela administradora de recursos de terceiros.

O grupo português Banif iniciou as operações no Brasil em 1999, quando adquiriu 75 por cento do capital do Banco Primus, instituição especializada no sector de investimentos e localizada no Rio de Janeiro.

Desde então, o Banif Primus escolheu desenvolver a actividade nos mercados de câmbios e de comércio externo, além de investir nas áreas de tesouraria e de "private banking".

Actualmente, a instituição controla o portal EconoFinance, especializado na gestão de fundos de investimento e na comercialização de outros produtos financeiros, como seguros, cartões e linhas de crédito.

No Brasil, o Banif Primus mantém representações no Rio de Janeiro, São Paulo, Santos e Barueri, município da região metropolitana da capital.

Sugerir correcção
Comentar