Banif arranca nos próximos dias com reforço do capital em 200 milhões

Depois de já ter ido levantar junto dos privados 250 milhões de euros, o Banif prepara-se para ir buscar mais 200 milhões de euros, o que ajudará à recomposição da estrutura accionista através da entrada de investidores institucionais de referência.

Foto
Filipe Arruda

O Banif prepara-se para arrancar com a última fase do aumento de capital de 450 milhões de euros, negociado com as autoridades no quadro da intervenção estatal, indo levantar junto dos privados mais 200 milhões. Uma operação que ficará concluída até final do ano e permitirá ao Estado, que hoje controla mais de 60% do Banif, voltar a reduzir a sua posição na instituição.

Num primeiro momento, esta nova etapa do processo de capitalização do grupo vai envolver a troca voluntária de dívida subordinada (múltiplas emissões colocadas antes da crise a um juro baixo, de 1,5%, e com longas maturidades) por acções do banco, o que, na melhor das expectativas, o Banif admite poder totalizar 50 milhões de euros.

A operação pública de troca de obrigações subordinadas por capital, viabilizada pela assembleia-geral, e apenas dependente da aprovação do prospecto pela CMVM, deverá terminar até 15 de Outubro. De seguida o banco propõe-se ir levantar mais 150 milhões de euros (o encaixe final depende da adesão dos investidores à troca de títulos de dívida por acções) para completar o aumento de capital de 200 milhões, que deverá estar concluído até final de Dezembro.

São dois os cenários em cima da mesa para ir levantar os fundos: colocar as acções junto de investidores institucionais nacionais e internacionais; colocar junto de um único accionista que assumirá a posição de accionista líder.

Apesar da excessiva exposição do Banif ao mercado nacional, que é de 90% o que no actual contexto económico é limitativo, o banco avança com factores a seu favor: valor da acção atractivo; banco saneado; rede comercial forte; grande capacidade de captação de depósitos; banco com sede na UE.

Se concretizar com sucesso esta nova fase de aumento de capital, agora em 200 milhões, o Banif terá cumprido o objectivo de até final de 2013 se capitalizar em 450 milhões (250 milhões já foram conseguidos), com recurso aos privados. Uma meta negociada em Dezembro de 2012 com o Estado no contexto da injecção dos fundos públicos de 1,1 mil milhões de euros.

 

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar