Bancos cortam na avaliação de casas, colocando-a abaixo dos mil euros por metro quadrado

Valores de Março mantêm tendência de crescimento homólogo verificado desde o início do ano.

Foto
Bancos voltam a reduzir o valor de avaliação dos imóveis quando estão perante um pedido de empréstimo. Paulo Ricca

O valor médio de avaliação bancária para o total do país, realizado para efeitos de concessão de crédito, situou-se em Março em 993 euros por metro quadrado, o que corresponde a uma diminuição de 0,8% (ou oito 8 euros por metro quadrado) face a Fevereiro. O decréscimo resultou das diminuições registadas em 6 das 7 regiões NUT II.

Apesar da queda mensal, os dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a variação homóloga foi positiva em 1,2%, acima dos 0,3% de Fevereiro, mantendo a tendência positiva desde o início do ano.

As regiões do Norte (valor médio de avaliação de 868 euros e uma variação mensal de negativa e 1,3%) e Lisboa (1180 euros, associado a uma variação negativa de 0,6%) foram as regiões que mais influenciaram o decréscimo mensal observado para o total do país. Por sua vez, a região do Alentejo, com um valor de 895 euros, foi a única a registar um aumento do valor de avaliação (0,6%).

Nas Áreas Metropolitana de Lisboa e do Porto, o valor médio de avaliação situou-se em 1180 euros e em 927 euros por metro quadrado (1187 euros e 936 euros no mês anterior, pela mesma ordem).

Para a variação homóloga positiva os maiores contributos vieram das regiões de Lisboa (2,8%) e do Centro (2,1%).

Por segmentos de habitação, o valor médio de avaliação dos apartamentos fixou-se em 1017 euros por metro quadrado, inferior em 1,2% ao valor observado em Fevereiro (1029 euros). Por regiões NUT II e comparativamente com o mês precedente, a Região Autónoma dos Açores apresentou a diminuição mais acentuada (-6,2%) para um valor médio de avaliação de 1093 euros em Março.

Quando comparado com o período homólogo, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos no total do país aumentou 0,5%.

O valor médio de avaliação bancária das moradias, para o total do país, fixou-se em 950 euros em Março, traduzindo uma diminuição de quatro euros por metro quadrado comparativamente ao valor observado em Fevereiro. A maioria das regiões registou variações negativas, destacando-se a região do Norte como a mais influente para a variação do total do país, com uma redução de 1,7% para um valor médio de avaliação de 878 euros em Março.

Face ao período homólogo, o valor médio de avaliação das moradias aumentou 2,6% em Março.

Sugerir correcção
Comentar