BCE empresta 530 mil milhões de euros aos bancos europeus

Foto
Esta operação em grande escala deverá ser a última do género Foto: David Clifford/arquivo

Um total de 800 bancos tiveram hoje um empréstimo de 529,5 mil milhões de euros do Banco Central Europeu (BCE), na segunda oferta de empréstimos a três anos, acima das previsões.

O objectivo deste novo empréstimo é facilitar o fluxo de crédito para os negócios e para os governos europeus.

No total, 800 bancos pediram dinheiro emprestado, com a procura acima dos 500 mil milhões de euros que tinha sido prevista pela maioria dos analistas e também dos 489 mil milhões que constituíram a primeira vaga de empréstimos, em Dezembro passado, à qual recorreram 523 bancos da zona euro.

Quanto a essa primeira operação realizada no final de 2011, Mario Draghi, presidente do BCE, tem afirmado que veio a tempo de evitar uma crise do crédito a ajudou a restaurar alguma confiança nos mercados financeiros. Isto porque a banca recorreu ao dinheiro do banco central europeu para comprar alguma das dívidas nacionais, como em Espanha e Itália.

Fontes citadas pela Reuters afirmam que esta nova operação deverá ser a última do género, uma vez que o Banco Central Europeu não quer que o sector se torne demasiado dependente e pretende que os Governos da zona euro reassumam a responsabilidade de lidar com a actual crise.

Mario Draghi, para tornar mais fácil o acesso aos empréstimos do BCE, flexibilizou os critérios que são exigidos no domínio das garantias e reduziu também a taxa de juro de referência para o mínimo histórico de 1%.

Notícia actualizada às 11h20
Sugerir correcção
Comentar