Bancos subiram ligeiramente a avaliação das casas em 2014

Em Dezembro, a variação da avaliação bancária foi negativa em termos mensais e homólogos.

Foto
Avaliação dos imóveis comprados com crédito subiu um pouco no ano passado. Miguel Madeira

O valor médio de avaliação bancária, realizada para efeitos de atribuição de crédito, para o conjunto de 2014 fixou-se em 1009 euros por metro quadrado, o que se traduziu num acréscimo 0,3%, relativamente ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados nesta sexta-feira.

As regiões do Norte, do Centro e a Área Metropolitana de Lisboa registaram variações positivas entre 2013 e 2014, com esta última a apresentar a variação mais intensa de 0,9%. As restantes regiões apresentaram uma redução anual do valor médio de avaliação, destacando-se a Madeira, com um decréscimo de 8,4%.

Por tipo de alojamento, o valor da avaliação bancária aumentou 0,5% nos apartamentos e 0,3% nas moradias, para valores médios de avaliação de 1047 euros e de 946 euros por metro quadrado, respectivamente.

Os dados relativos a Dezembro, divulgados também nesta sexta-feira pelo INE, mostram que o valor médio de avaliação bancária do total do país se fixou em 1005 euros por metro quadrado, correspondendo a uma diminuição de 0,1% (1 euro) face a Novembro e a uma queda de 0,9% relativamente ao mesmo mês do ano passado. A maioria das regiões registou, em Dezembro, taxas de variação negativas.

Por tipologias, o valor médio de avaliação dos apartamentos para o total do país diminuiu 0,3% em Dezembro, quando comparado com o mês anterior, para um valor de 1043 euros por metro quadrado. Já em termos homólogos, o valor médio diminuiu 0,6%.

Nas moradias, o valor médio aumentou três euros por metro quadrado, para 943 euros.

A avaliação bancária, realizada por avaliadores contratados pelas instituições fianceiras, é determinante para o montante de crédito a conceder. O maior ou menor valor atribuído à habitação é um indicador do nível de confiança do sector bancário em relação à evolução do mercado imobiliário e da economia em geral.

 

Sugerir correcção
Comentar