Banco Privée Espírito Santo proibido de receber depósitos e de conceder crédito

Supervisor nomeou dois gerentes provisórios para a sucursal portuguesa do banco do universo GES.

Foto
Banco de Portugal mudou de opinião Pedro Cunha

O Banco Privée Espírito Santo (BPES), entidade financeira com sede na Suíça que integra o universo do Grupo Espírito Santo (GES), está proibido de realizar operações de concessão de crédito e de recepção de depósitos através da sua filial em Portugal.

A medida “correctiva” foi aplicada pelo Banco de Portugal e consta de um comunicado do supervisor divulgado esta sexta-feira. O objectivo, lê-se no texto, é “ garantir que a sucursal do BPES mantém uma posição de liquidez que lhe permita fazer face ao reembolso dos depositantes”.

A proibição imposta pelo organismo liderado por Carlos Costa cobre todas as operações de “concessão de crédito e de aplicação de fundos em quaisquer espécies de activos”, bem como “a recepção de depósitos” de clientes.

O comunicado revela ainda que o Banco de Portugal decidiu nomear dois gerentes provisórios para a sucursal portuguesa do Banco Privée. São eles José Pedro dos Anjos Castanheira e Bernardo de Sousa e Holstein Guedes.

Estes responsáveis “deverão, por determinação do Banco de Portugal, tomar todas as medidas adequadas à preservação dos activos da sucursal em Portugal do BPES e ao cumprimento do disposto no artigo 54.º do Regime Geral das Instituições de Crédito e das Sociedades Financeiras”, adianta o comunicado.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários