Banco Monte dei Paschi pede ao BCE mais tempo para se capitalizar

O banco italiano pediu ao Banco Central Europeu mais tempo para obter fundos que precisa para evitar o encerramento.

Foto
Reuters/STEFANO RELLANDINI

O banco mais velho do mundo, o italiano Monte dei Paschi di Siena (BMPS), pediu esta quarta-feira ao Banco Central Europeu mais tempo para obter os fundos de que precisa para evitar o encerramento.

O BMPS anunciou que pediu uma extensão do prazo, que terminava no final de Dezembro, até meados de Janeiro, devido à instabilidade política criada pela demissão do primeiro-ministro, Matteo Renzi.

Esta demissão deixou alguns investidores relutantes em se comprometerem com o financiamento do banco.

O banco italiano perdeu quase 85% da sua capitalização de mercado desde o começo do ano, além de ter apresentado o pior desempenho nos testes de stress realizados pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em Inglês), em Julho.

Esta instituição financeira, que é o terceiro maior banco italiano, está a procurar uma injecção de capital de cinco mil milhões de euros. Os governantes estão a preparar a recapitalização, se esta operação em curso falhar, segundo várias notícias.

Em comunicado, o BMPS considerou que era "oportuno, considerando as mudanças nas circunstâncias, solicitar ao Banco Central Europeu uma extensão do limite do prazo autorizado até 20 de Janeiro de 2017".

A resignação de Renzi agravou as preocupações com a incapacidade do sector bancário italiano, que inclui nada menos do que 700 bancos, para fazer progressos significativos no sentido da consolidação.

Os empréstimos malparados da banca italiana atingem os 360 mil milhões de euros, cerca de um terço deste tipo de empréstimos na zona euro.

Sugerir correcção
Comentar