Banco espanhol CaixaBank com recuo de 25% nos lucros

Maior accionista do BPI aumentou a concessão de crédito ao sector público em Espanha. Resultado até Junho baixou para 305 milhões de euros.

Foto
O CaixaBank tem uma rede de 5695 balcões LLUIS GENE/AFP

O banco espanhol CaixaBank, principal accionista do BPI, registou nos primeiros semestre uma quebra de 25,3% nos lucros em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado líquido baixou de 408 milhões de euros para 305 milhões, anunciou a instituição bancária nesta sexta-feira.

A diminuição é explicada pelo grupo com o facto de o banco ter registado em 2013 um resultado excepcional relacionado com as ajudas públicas ao Banco de Valência, comprado pelo CaixaBank.

De acordo com os resultados publicados pelo grupo, o resultado do negócio bancário e segurador, excluindo a actividade imobiliária, totalizou 665 milhões de euros.

O registo de imparidades de activos financeiros (perdas potenciais ou efectivas) foi de 1314 milhões de euros, caindo para metade do valor observado nos seis primeiros meses do ano passado (2876 milhões de euros).

Na actividade comercial, a concessão de crédito ao sector público voltou a aumentar (a um ritmo anual de 6,4%), mas diminuiu em relação às empresas (8,1%) e aos particulares (1,6%). No final de Junho, o crédito junto dos particulares ultrapassava os 115.860 milhões de euros (a maior parte destinado à compra de habitação), enquanto a carteira do crédito concedido a empresas rondava os 72.800 milhões de euros, mais 62 mil milhões do que o valor da carteira de financiamento ao sector público.

Nos últimos três meses (Abril-Junho), a evolução do crédito aos particulares “manteve-se estável”, ainda que o total do financiamento à habitação tenha diminuído. Numa economia onde o consumo privado esteve em queda durante três anos e só agora começa a recuperar (o FMI prevê um crescimento de 1,6% neste indicador este ano), a banca espanhola procura também contrariar a trajectória de contracção do crédito às famílias, que se acentuou com a crise.

O CaixaBank sublinha ter conseguido fechar acordos para abrir “linhas de financiamento do tecido produtivo” e garante que a estratégia prossegue no impulso ao consumo em Espanha. “O progresso dos indicadores mais recentes do consumo” e a evolução do mercado de trabalho – mesmo com o desemprego em 25,1% da população activa – mostram que “a procura interna continua a ser o principal responsável” da recuperação da economia espanhola, escreve o banco, sublinhando ainda que noutros dois países da periferia da zona euro – Irlanda e Portugal – a recuperação das economias está a “consolidar-se firmemente”.

A CaixaBank (com 13,6 milhões de clientes) não está presente no mercado de retalho bancário português, mas tem no BPI uma ligação ao sector financeiro nacional. O banco espanhol é o maior accionista do banco liderado por Fernando Ulrich, onde tem uma participação de 46,2% (a posição accionista é imputada ao grupo La Caixa, a casa-mãe do CaixaBank).

Sugerir correcção
Comentar