De acordo com os dados mensais divulgados nesta quarta-feira, o índice que mede a actividade económica caiu 0,8 pontos em Novembro, o valor mais baixo desde Maio de 2011.
No campo do consumo privado, o banco registou uma queda de 4,3 pontos, a mesma que fora apresentada em Setembro do ano passado.
O Banco de Portugal aponta também para uma melhoria no sentimento económico de Novembro, contrariando assim a quebra de Outubro. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira, o clima económico mostra uma subida para os 72,9 pontos em Novembro, vindos dos 72,3 pontos do mês anterior.
Estes valores contrariam a análise do Instituto Nacional de Estatística (INE) para Novembro. Publicados na quarta-feira, os indicadores económicos do gabinete de estatística mostram o pior resultado do ano na queda do clima económico em Portugal.
Os indicadores do INE não mostram, no entanto, valores para a actividade económica e consumo privado em Novembro. Mas, de acordo com os valores divulgados esta quarta-feira para Outubro, o INE vê um abrandamento na queda da actividade económica, para os 2,1% negativos, um resultado que já foi registado em Junho.
Para esta melhoria terá contribuído a menor queda no consumo privado do ano, que o INE estima em 2,5% negativos.

Comentar