Banco de Portugal exige que nova administração do BES assuma funções de imediato

Conselho de administração do banco reúne-se de emergência neste domingo para aprovar nomeação da nova gestão.

Foto
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, exige que novos membros cumpram os requisitos para assumirem funções REUTERS/Rafael Marchante

O Banco de Portugal anunciou que determinou a realização de uma reunião extraordinária do conselho de administração do BES ainda neste domingo para avançar de imediato com a nomeação da nova comissão executiva, liderada por Vítor Bento.

Num comunicado divulgado no seu site, o supervisor refere que esta reunião irá deliberar sobre “a cooptação, na sequência das renúncias entretanto apresentadas pelos membros do conselho de administração do BES”, dos nomes propostos pela Espírito Santo Financial Group, que detém 25,1% do banco, e apoiados pelo Crédit Agricole, um dos maiores accionistas.

Trata-se de Vítor Bento, até aqui presidente da SIBS, que assumirá a liderança da comissão executiva, substituindo Ricardo Salgado. José Honório, que foi até Fevereiro presidente da Portucel, será vice-presidente, e João Moreira Rato, até agora presidente do IGCP, administrador financeiro.

No comunicado, o Banco de Portugal, liderado por Carlos Costa, refere que a reunião servirá para deliberar “a designação dos três membros cooptados para a comissão executiva do BES”. Uma cooptação que “será, conforme previsto, objecto de ratificação na assembleia geral do BES, convocada para dia 31 de Julho”.

O supervisor escreve ainda que “aguarda que lhe seja submetido, para avaliação, o modelo de governo interno que venha a ser aprovado em assembleia geral extraordinária”, acrescentando que, para obter um parecer positivo, “a assembleia geral deve assegurar que os membros a designar para o novo órgão societário são adequados tendo, designadamente, por referência os requisitos exigidos na lei para o exercício de funções de administração e fiscalização em instituição de crédito”.

Esta tomada de posição surge depois de José Maria Ricciardi ter emitido um comunicado neste domingo em que reitera a intenção de renunciar ao cargo na administração do BES com efeitos imediatos e em que pede que a nova comissão executiva entre em funções “o mais breve possível”.

Sugerir correcção
Comentar