Banco de Desenvolvimento do Brasil arrasa PT por causa do BES

Operadora aplicou 900 milhões de euros em papel comercial na Rioforte, detida pelo Grupo Espírito Santo. Acções da empresa caíram mais de 5%.

Foto
PT, liderada por Henrique Granadeiro, tem vindo a desvalorizar-se em bolsa Foto: Vasco Neves (arquivo)

O Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) arrasou nesta terça-feira a PT por causa da aplicação de 900 milhões de euros que fez na Rioforte, detida pelo Grupo Espírito Santo. A instituição considera que a operação feira pela empresa, que está em processo de fusão com a brasileira Oi, é “inconsistente com padrões mínimos de boa governança corporativa”.

Num comunicado divulgado no seu site, o BNDES, que é accionista da Telemar Participações (ou seja, da Oi), diz ter solicitado “informações detalhadas sobre a referida aplicação” e acrescenta que “não considera nenhuma alternativa que não seja a preservação dos interesses dos accionistas da Oi, ao mesmo tempo que renova a sua confiança na actual gestão da companhia”.

A compra de papel comercial da Rioforte, detida pelo Grupo Espírito Santo que, por sua vez, é accionista da PT, tem estado a causar polémica e poderá ter consequências na fusão entre a operadora liderada por Henrique Granadeiro e a Oi. Existe a dúvida sobre se a Rioforte, em situação de insolvência, estará em condições de reembolsar a empresa.

O facto de a PT não ter comunicado a operação ao mercado e de não ter informado a Oi já levou, aliás, à demissão dos dois administradores não executivos da Oi que tinham assento na operadora portuguesa. Um deles, Otávio Azevedo, veio depois admitir publicamente, em declarações ao jornal brasileiro Valor Económico, que a renúncia se ficou a dever à aplicação na Rioforte. A própria Oi frisou que não tinha sido informada e disse que iria tomar "as medidas necessárias" perante esta situação.

A polémica tem vindo desvalorizar a PT, que voltou a cair mais de 5% em bolsa nesta terça-feira. Também a Oi tem vindo a ser penalizada, até porque a Standard & Poor's colocou o rating da empresa sob vigilância negativa devido ao investimento feito pela PT na Rioforte.

 

 

Sugerir correcção
Comentar