Banco central suíço impõe taxas negativas para evitar escalada do franco

Com o BCE a ameaçar injectar mais euros no mercado e com os investidores a fugirem de mercados arriscados como o russo, a Suíça teme que o seu estatuto de porto seguro possa valorizar demasiado a sua divisa.

Foto
O franco suíço caiu face ao euro a seguir ao anúncio do banco central REUTERS/Ruben Sprich

Se na Rússia as autoridades tentam por todos os meios travar a queda da sua divisa, na Suíça acontece exactamente o contrário. O banco central está a tomar medidas que garantam que o franco suíço não se aprecie demais.

Nesta quinta-feira de manhã, o Banco Central da Suíça anunciou que decidiu passar a aplicar uma taxa de juro nos depósitos de -0,25%. A passagem para um valor negativo tem como objectivo desincentivar os bancos a receber demasiados depósitos dos seus clientes, uma vez que aquilo que tiverem como excedente nos seus balanços sairá penalizado pelo banco central.

Esta decisão, que entra em vigor no próximo dia 22 de Janeiro, acontece numa altura em que o banco central suíço está sob pressão para manter o franco dentro do valor limite face ao euro que foi estabelecido no auge da crise europeia. A Suíça não quer que a sua divisa se valorize demasiado porque isso retira competitividade às suas empresas e pode contribuir para um nível de inflação demasiado baixo, aumentando mesmo a ameaça de deflação.

As pressões são particularmente fortes porque nos mercados existe a expectativa de que o Banco Central Europeu venha a aplicar no início do próximo ano novas políticas expansionistas como a compra de um leque mais variado de activos nos mercados. A confirmar-se, isso poderá baixar o valor do euro nos mercados cambiais, elevando o valor relativo do franco suíço.

Além disso, a crise actual na Rússia está a levar muitos investidores a procurarem aquilo que consideram como portos seguros, ou seja, as divisas que menos probalidade têm de perder valor. Nestas alturas, os activos denominados em francos suíços são sempre vistos como boas hipóteses de investimento. 

A seguir ao anúncio feito pelo banco central, o franco suíço registou uma depreciação ligeira face ao euro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários