Banca lança campanha sobre cuidados a ter nas compras online

É nas épocas festivas que se “verifica um aumento da actividade criminosa”, diz a Associação Portuguesa de Bancos.

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Campanha alerta para segurança nas compras online Paulo Ricca

O Fórum Interbancário para a Segurança Online, criado no seio da Associação Portuguesa de Bancos (APB), lançou, nesta segunda-feira, uma campanha de sensibilização sobre os cuidados a ter nas compras através da Internet.

A APB diz que é nas épocas festivas que se “verifica um aumento da actividade criminosa”, nomeadamente de phishing (tentativa de obter dados pessoais) e outro tipo de ataques “que acabam por infectar os meios de acesso à Internet”. A campanha vai estar visível nos sites dos bancos associados da APB até 7 de Janeiro e chama a atenção para os cuidados a ter nas compras online.

Confirmar a veracidade dos dados da empresa, ter antivírus actualizados, não abrir nem responder a emails de origem desconhecida são alguns dos conselhos.

“Tal como no mundo real, também no ciberespaço os criminosos tentam sempre obter benefícios por meios ilícitos. Há cada vez mais pessoas a utilizar os sistemas de homebanking, sendo esta uma das vias através da qual os criminosos dirigem a sua acção e atenção”, alerta a APB em comunicado. “Esta situação é agravada pela transnacionalidade desta actividade, que dificulta a investigação destes actos ilegais”, continua.

Esta é a terceira campanha promovida pelo Fórum Interbancário para a Segurança Online. As duas primeiras ocorreram em Julho e Dezembro do ano passado.

Os conselhos da APB para comprar na Internet:

- Procure informações sobre a entidade na Internet. Para confirmar a veracidade da empresa pesquise-a pelo nome através de motores de busca. Obtenha referências de amigos e familiares que possam já ter efectuado compras junto dessa entidade ou pesquise, por exemplo, em fóruns de discussão, confirmando se existem reclamações sobre a empresa.

- Verifique o endereço físico do fornecedor, ou seja, se existem contactos de telefone, email, fax, etc. Tenha cuidado com os sites que apresentam apenas contactos de telemóveis. Antes de efectuar uma compra, verifique que o contacto corresponde à entidade em questão e qual a sua política de funcionamento.

- Confirme os procedimentos para reclamação, devolução, garantia e outras informações de protecção ao consumidor.

- Verifique as medidas de segurança que o site adoptou para garantir a privacidade dos seus dados, principalmente nos casos em que tenha de introduzir dados pessoais e/ou confidenciais.

- Não faculte dados que não sejam essenciais à compra que está a realizar. Desconfie se lhe forem pedidos dados que nada tenham a ver com a compra em questão.

- Guarde o comprovativo da sua compra, bem como o nome do site e a referência da mesma, para que a possa indicar em caso de necessidade/reclamação.

- Guarde emails e/ou mensagens que tenha trocado com o fornecedor no âmbito da compra ou onde tenham sido discutidas as condições.

- Confirme a existência de despesas adicionais como taxas ou custos de envio, assim como os prazos de entrega ou de execução dos serviços adquiridos.

- Exija facturas, sempre que possível, para comprovar que o produto é fidedigno e não foi roubado. Este documento serve muitas vezes de garantia do produto, caso seja necessária a troca ou devolução por defeitos de fabrico, por exemplo.

- Se desconfia de que o computador pode estar infectado com vírus, não efectue compras online, já que, ao realizar a transacção, necessitará de introduzir dados confidenciais.

- Evite as compras através de mensagens de email com promoções fantásticas. Tenha em atenção que os endereços ou anexos incluídos na mensagem podem levar a páginas falsas onde o objetivo é a obtenção dos seus dados pessoais e confidenciais (acções de phishing). Desconfie sempre que receber emails que solicitem a confirmação dos seus dados sem motivo aparente ou por supostas verificações de segurança.

- Não faculte os seus dados de registo a terceiros, mesmo que se apresentem como funcionários de entidades fidedignas.

- Utilize passwords complexas. Não utilize datas de nascimento ou outras referências pessoais, já que essas são as primeiras que terceiros, com intenções maliciosas, tentam utilizar.

- Verifique a reputação do vendedor em sites de leilões em que normalmente os valores dos produtos são mais baixos. Veja os comentários feitos por outros utilizadores e os produtos que este vendedor já vendeu/promoveu, e desconfie sempre que os valores estejam muito abaixo dos de mercado.

- Não use computadores públicos (como os cibercafés) para efectuar compras online, já que estes equipamentos podem estar infectados com vírus ou estar a ser alvo de vigilância por terceiros.

- Verifique sempre que o site em questão utiliza SSL, um certificado de segurança onde os dados enviados pelo seu computador até ao servidor da entidade são codificados. Para efectuar esta verificação, confirme que o endereço começa por https:// em vez de http://

- Opte por meios seguros de pagamento ao realizar as suas compras online, tais como o pagamento à cobrança ou, por exemplo, o serviço Mbnet, em que os dados do seu cartão nunca são facultados aos fornecedores.

- Tenha especial atenção aos produtos mais procurados e valorizados nas vendas online tais como, por exemplo, MP3, "consolas" de jogos, telemóveis, entre outros. Estes produtos são os mais utilizados nas tentativas de fraude online.

- Desconfie sempre de ofertas espectaculares, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado, sobretudo em situações em que a entidade em causa não lhe seja familiar.
 
 
 

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