Bagão Félix: Governo tem coragem nas medidas, mas insensibilidade para as explicar

Foto
"É melhor reconhecer o erro do que insistir em erros tão graves como estes", afirma Bagão Félix Foto: Carlos Lopes

O economista e antigo ministro das Finanças António Bagão Félix considerou nesta terça-feira que o Governo tem demonstrado coragem na aplicação do programa da troika e “insensibilidade humana e social” na explicação das medidas.

“Devemos criticar este Governo. No meu entender, tem feito coisas más e erradas, sobretudo, tem evidenciado uma grande aridez e insensibilidade humana e social. É demasiado tecnocrático e frio às vezes”, afirmou Bagão Félix. Contudo, reconheceu que “ser ministro hoje, em particular o ministro das Finanças e outros, é um acto de coragem”, porque “os ministros têm poucos meios ao seu alcance para resolver os problemas”, devido ao facto de o país não ter “soberania económica e financeira”.

O economista falava aos jornalistas no final da conferência Que futuro para o Estado Social?, que decorreu na Universidade de Évora, no âmbito do Dia da Escola de Ciências Sociais da academia alentejana, e realçou que os portugueses não devem pensar que os membros do Governo “estão lá para fazer o mal”, defendendo que “estão lá para procurar fazer bem”, mas que “estão sujeitos a um programa que não foi causado ou aprovado por eles”. “A alternativa [ao programa da troika] era termos cessado pagamentos em 2011”, o que “significava entrar em bancarrota e, então, as consequências eram muito mais dramáticas do que aquelas que são hoje, que já por si são muitíssimo dramáticas”, acrescentou.

A troika - Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu - está actualmente em Portugal a realizar a sétima avaliação ao programa de resgate.
 

Sugerir correcção
Comentar