Avaliação bancária das casas volta a subir em Agosto, com variação homóloga de quase 2%

Valor das habitações está a subir há quatro meses consecutivos.

Foto
Queda das taxas Euribor reduz encargos das famílias com a prestação da casa

Os bancos voltaram a aumentar em Agosto a avaliação bancária das habitações que realizam para efeitos de concessão de crédito. A variação positiva, em termos mensais e homólogos, consolida uma tendência de vem desde Maio, depois de um longo período de quedas que atiraram a média de avaliação para todo o país abaixo de mil euros.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quarta-feira, revelam um aumento mais expressivo na variação homóloga, que atinge 1,9%, superior à variação de  0,5% em Julho, mês em que se inverteu a tendência de queda.

A variação mensal revela um crescimento de 1,3%, que foi  igual à do mês de Julho, para 1032 euros por metro quadrado. O aumento da avaliação em Agosto traduz-se num acréscimo de 13 euros por metro quadrado, face ao mês anterior.

As Áreas Metropolitanas de Lisboa (com 1239 euros) e do Porto (965 euros) registaram variações de 1,5% e de 1,3%, respectivamente.

O valor médio de avaliação dos apartamentos aumentou 1,6% face ao mês anterior, fixando-se em 1081 euros por metro quadrado, reflectindo os acréscimos registados na maioria das regiões NUTS II, parcialmente atenuadas pelas diminuições de 1,7% e de 2,1% observadas na região do Alentejo e na Região Autónoma dos Açores, respectivamente.

Comparativamente com agosto de 2013, o valor médio de avaliação dos apartamentos no total do país aumentou 3,1% (variação de 0,9% em Julho).

O valor médio de avaliação das moradias para o total do país fixou-se em 960 euros, o que traduziu um aumento de 10 euros comparativamente com o valor observado em Julho.

Por NUTS II, com excepção da Região Autónoma da Madeira (diminuição de 20 euros, para 1112 euros), observou-se um aumento do preço médio de avaliação.

A região do Alentejo, com 886 euros, destacou-se pela intensidade do aumento face ao mês anterior (2,0%).

Face ao período homólogo, o valor médio de avaliação bancária das moradias aumentou 0,6% para o total do país. 

Sugerir correcção
Comentar