Avaliação bancária das casas subiu um euro em Fevereiro

Valor da habitação regressou aos níveis de Outubro de 2014.

Foto
Avaliação bancária das moradias foi superior à dos apartamentos.

O valor médio de avaliação bancária da habitação em Portugal aumentou ligeiramente em Fevereiro (0,1%), para 1011 euros por metro quadrado, o que corresponde a um aumento de um euro face a Janeiro, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quarta-feira.

Face ao mesmo período do ano passado, a avaliação feita pelos bancos no âmbito de pedidos de empréstimo passou de uma variação nula em Janeiro para 1,0% em Fevereiro. O valor está agora ao nível de Outubro de 2014.

Os dados de Fevereiro revelam um abrandamento na variação mensal, já que em Janeiro a subida foi de 0,5%.

A variação de Fevereiro ficou a dever-se às subidas observadas na Área Metropolitana de Lisboa e na Região Autónoma dos Açores, cujos valores médios passaram, respectivamente, de 1221 euros e 931 euros, em Janeiro, para 1228 euros e 953 euros em Fevereiro.

Por segmentos, os apartamentos registaram um aumento médio de 0,1% em Fevereiro, face a Janeiro, fixando-se em 1052 euros. Registou-se neste segmento um claro abrandamento, já que em Janeiro o valor médio deste segmento tinha crescido 0,8% face ao mês anterior.

Os maiores contributos positivos verificaram-se nas regiões do Centro (0,6% para 862 euros), na Área Metropolitana de Lisboa (0,8% para 1225 euros) e no Alentejo (2,2% para 871 euros), que "mais que compensaram" as diminuições registadas nas restantes regiões NUTS II.

Em variação homóloga, o valor médio de avaliação dos apartamentos no total do país aumentou 2,2%, com as regiões do Norte, Centro e Área Metropolitana de Lisboa a registarem os maiores crescimentos.

Nas moradias, o valor médio de avaliação bancária para o total do país foi de 944 euros por metro quadrado, o que se traduziu num aumento mensal de 0,2% (mais dois euros do que em Janeiro).

O INE destaca que a variação foi "influenciada por mudanças significativas nas tipologias das habitações avaliadas", resultando "em grande medida" dos aumentos de 3,9% e de 1,0% nos valores médios de avaliação nos Açores e na Madeira.

Em termos homólogos, o valor médio de avaliação das moradias diminuiu 1,0% (redução de 10 euros ), tendo a diminuição verificada na região Norte (-1,0%) sido "determinantes" para a redução do valor médio de avaliação total das moradias.

Sugerir correcção
Comentar