Avaliação bancária caiu 1,5% em Outubro pelo segundo mês consecutivo

Preço por metro quadrado em Lisboa influenciou negativamente a avaliação total.

Foto
O efeito é sentido sobretudo no Algarve

O valor médio da avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de novos empréstimos à habitação, caiu 1,5% em Outubro, para 1014 euros por metro quadrado, divulgou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística.

A queda mensal, que acontece pelo segundo mês consecutivo, foi especialmente influenciada pelo corte do valor da avaliação dos imóveis na região de Lisboa.

Em termos homólogos, a evolução também voltou a ser negativa, com uma diminuição 0,5%, interrompendo uma variação positiva que se verificava desde Julho.

A queda homologa de Outubro foi particularmente influenciada pelas regiões de Lisboa e do Algarve, com valores de 1221 euros e 1242 euros, respectivamente, contra valores do mesmo mês do ano passado de 1229 euros e 1298 euros. A região Norte foi a única que registou uma subida homóloga, de 1,8%.

Por segmentos, o valor da avaliação dos apartamentos fixou-se em 1057 euros metro quadrado, o que representa um decréscimo homólogo de 0,3% e uma queda de 1,9% face a Setembro. Neste segmento, a avaliação média dos apartamentos em Lisboa caiu 1,6%, passando de 1240 euros em Setembro para 1220 euros em Outubro.

Nas moradias, a avaliação bancária da habitação a nível nacional desceu de 956 euros metro quadrados em Setembro para 944 euros em Outubro, com uma maior variação negativa em Lisboa (1,5%) do que no Norte (0,7%). A variação homóloga neste segmento foi positiva no Porto (2,6%) e negativa na Área Metropolitana de Lisboa (0,7%).

Sugerir correcção
Comentar