Autoeuropa fez disparar produção automóvel em Outubro

Empresa da Volkswagen aumentou em 50,4% a sua produção, fazendo com que o total nacional crescesse 20,5%.

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A primeira pedra da Autoeuropa foi lançada há duas décadas Foto: Daniel Rocha

A produção de veículos automóveis cresceu 20,5% em Outubro, face ao mesmo mês do ano passado, impulsionada pelo aumento de trabalho na fábrica da Autoeuropa, indicam os dados da ACAP.

De acordo com os números divulgados esta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), no mês passado produziram-se 15.333 automóveis em Portugal. Destes, 11.974 eram veículos ligeiros de passageiros, o que se traduziu num acréscimo de 33,6% na produção desse mês face ao mesmo período de 2013.

Quanto à fábrica da Autoeuropa (Volkswagen), registou uma produção de 11.040 ligeiros de passageiros em Outubro, equivalente a 92,2% do total de unidades desta classe fabricadas em Portugal, e representando um crescimento de 50,4% face ao mesmo período do ano passado.

Em contrapartida, a produção de ligeiros de passageiros na fábrica da Peugeot Citroen diminuiu 42,6% em termos homólogos, caindo para 934 unidades.

O acréscimo de automóveis fabricados no mês passado, além da Autoeuropa, foi também determinado pela produção de pesados, que subiu 6,2% para um total de 310 unidades, incluindo pesados de mercadorias e de passageiros. Já o número de comerciais ligeiros baixou 12,1%, para 3049 veículos.

No período acumulado de Janeiro a Outubro, o fabrico de veículos automóveis em Portugal cresceu 8% relativamente aos dez primeiros meses do ano anterior, totalizando 140.685 unidades. Destas, 135.996 destinaram-se à exportação, informa também a ACAP.

No que respeita aos principais mercados das vendas para o exterior, nos três trimestres, a União Europeia foi destino de 74,4% da produção nacional, destacando-se a Alemanha, que importou 21,6% dos veículos produzidos, seguida da França (13%) e do Reino Unido (10,3%).

Quanto ao continente asiático, foi destino de 18,1% dos veículos exportados, sendo que a China importou 16,4% da produção automóvel portuguesa e manteve-se como segundo maior mercado desta indústria, ultrapassada apenas pela Alemanha.

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