Associação Salvem o Pelicano recebida por ministra das Finanças sobre Montepio

A associação defende "pôr fim à promiscuidade entre os órgãos da Associação Mutualista e os da Caixa Económica".

Foto
Mara Carvalho

A associação de clientes do Montepio Geral Salvem o Pelicano revelou hoje ter sido recebida pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, a quem transmitiu a importância de separar os órgãos da associação mutualista da caixa económica.

Em comunicado, a associação criada no mês passado referiu que, depois de expostas "as preocupações dos associados, clientes e investidores do Montepio Geral", a ministra "afirmou que acompanhava essas preocupações e que o diploma aprovado em Conselho de Ministros na semana passada era importante para o futuro do Montepio, embora caiba ao Banco de Portugal acompanhar a situação e dar-lhe resposta".

O Governo aprovou, na semana passada, o regime jurídico das caixas económicas, que pretende fortalecer o modelo de governação e os moldes em que podem desempenhar a respectiva actividade, e divide as mesmas em duas modalidades.

Este diploma "determina a classificação das caixas económicas em duas modalidades: caixas económicas anexas e caixas económicas bancárias, atendendo ao respectivo volume de activos", referiu o comunicado do Conselho de Ministros.

O presidente da Salvem o Pelicano, Luís Varennes, salientou, durante a reunião que terá durado uma hora e meia, "a importância de pôr fim à promiscuidade entre os órgãos da Associação Mutualista e os da Caixa Económica e de realizar uma efectiva separação entre as duas instituições, o que não é compatível com uma solução de continuidade como a que os atuais órgãos pretendem impor".

"A associação Salvem o Pelicano contribuirá, no que estiver ao seu alcance, para ajudar à renovação do Montepio, e permitir recuperar a confiança nesta instituição", acrescentou o comunicado.

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) recebeu, na segunda-feira, o "expediente" do Banco de Portugal relativo à Caixa Económica Montepio Geral, e a "matéria será, agora, objecto de análise".

A Caixa Económica Montepio Geral elege a 5 de agosto, em Assembleia Geral extraordinária, os novos membros da administração liderada por José Félix Morgado, após a separação entre os órgãos administrativos do banco Montepio e da associação mutualista.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários