Associação: Governo vai perder 74 milhões se aumentar imposto sobre tabaco de enrolar

Alerta feito pela ESTA, associação europeia de fumadores de tabaco de enrolar.

Foto
Governo anula diferença de preço do tabaco de enrolar e o de maço

A ESTA, a associação europeia de fumadores de tabaco de enrolar, alerta o Governo português para o facto do aumento do imposto sobre o tabaco de enrolar poder ter como consequência uma quebra de 70% das vendas, que se traduzirá numa queda na receita fiscal de 73,9 milhões de euros.

O alerta, tornado público esta segunda-feira, foi feito ao Governo através de uma carta, e surge na sequência da proposta para o Orçamento (OE) de 2014, na qual é sugerido um aumento de 33% na tributação do tabaco de enrolar.

Segundo dados da ESTA, este aumento proposto no OE significará uma quebra de 62% nas receitas de impostos sobre o tabaco, face às receitas de 2013.

A associação explica que a alteração proposta aproxima os preços de venda ao público do tabaco de enrolar e dos cigarros. De acordo com a experiência de outros países (Hungria, Suécia, Holanda), onde se verificou a mesma situação, esta aproximação tem como consequência uma quebra de vendas do tabaco de enrolar e uma subida do tabaco de contrafacção e de contrabando.

"O tabaco de enrolar é um produto semi-acabado, com menos valor acrescentado, e é escolhido pelos consumidores que não querem pagar o preço dos cigarros", destaca a ESTA em comunicado.

Ainda segundo a associação, ao aproximar o preço dos dois tipos de tabaco, os consumidores são desviados para a única solução mais barata, que é o tabaco ilícito, que não gera receita fiscal.

A ESTA defende que a alteração pode ainda fazer com que muitos consumidores comprem o tabaco de enrolar em Espanha, onde  um quilo de tabaco de enrolar passará a custar menos 32€ do que em Portugal.

A proposta de OE já foi aprovada na genaralidade, na Assembleia da República, encontrando-se em discussão na especialidade, onde ainda poderá sofrer alterações antes da votação final.
 

Sugerir correcção
Comentar