Apesar do escândalo, Volkswagen aumenta vendas em Portugal

Marca germânica volta a subir número de vendas depois de um mês de estagnação. Das restantes marcas do grupo envolvidas na manipulação de software, apenas a Seat regista uma quebra.

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REUTERS/Pawel Kopczynski

Depois de uma ligeira quebra em Outubro, o primeiro mês completo após a Volkswagen ter tornado pública a manipulação de emissões de gases nocivos, a construtora alemã voltou a aumentar o número de viaturas vendidas no mercado português.

A marca germânica vendeu em Portugal 1539 viaturas no mês de Novembro, contra 1414 em igual período do ano passado, o que significa uma subida de 8,8%.

Os números da Volkswagen enquadram-se num contexto em que a venda de automóveis em Portugal cresceu a um ritmo de 14,8% no mês de Novembro, abrandando ligeiramente em relação à subida de 16% registada em Outubro.

Este é o ritmo de crescimento mais baixo desde Julho, quando o sector registou um aumento de 10,5% nas vendas, mostram os números da ACAP (Associação Automóvel de Portugal) publicados nesta terça-feira.

Nos primeiros seis meses do ano, as vendas de automóveis cresceram 31,1%, mas o ritmo tem abrandado desde então. Ainda assim, no total de Janeiro a Novembro, as vendas neste sector aumentaram 25,5% em relação ao mesmo período de 2014.

Ultrapassada pela Mercedes-Benz e tendo descido para a quarta posição de mercado, a Volkswagen voltou a assumir o terceiro lugar em Novembro, ao atingir uma quota de mercado de 9,4%.

Renault e Peugeot continuam a ser a primeira e a segunda marcas que mais vendem, registando um crescimento de 15,2% e 11,8% respectivamente no mês passado.  

Assim, as vendas da marca alemã em Portugal continuam a não revelar os efeitos do escândalo de manipulação de emissões, ao contrário do que acontece noutros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, dados publicados nesta terça-feira mostram que as vendas da Volkswagen caíram perto de 25%, com os consumidores norte-americanos a penalizarem a marca.

Quanto às outras marcas do grupo que também estão equipadas com os motores fraudulentos, apenas a Seat regista quedas nas vendas.

No entanto, a marca já registava descidas nas vendas nos meses anteriores à manipulação de emissões ter sido tornada pública, pelo que a quebra dos últimos dois meses não poderá ser atribuída exclusivamente ao escândalo.

Em sentido inverso, Skoda e Audi registam um crescimento considerável. As vendas da Skoda aumentaram 28,6% em relação a igual período do ano passado, sendo que a Audi viu o número de viaturas vendidas crescer 23,8%.

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