António Nunes sai da liderança da ASAE

Inspector-geral pediu a reforma. As novas regras de nomeação dos dirigentes da administração pública levam António Nunes a sair.

Foto
O economista está à frente da ASAE há sete anos Rui Gaudêncio

António Nunes vai deixar a liderança da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), porque, disse à Antena 1, não está disponível para as novas regras de nomeação dos dirigentes da administração pública, que passam a ser escolhidos através de concurso público.

As razões da saída foram confirmadas pelo economista à rádio pública, que nesta quinta-feira adiantou que o actual inspector-geral pediu a reforma há dois meses.

António Nunes explicou que esta é uma das razões que o levam a abandonar o cargo. “Há uma intencionalidade neste novo ano de 2013 de criar novos critérios” de nomeação, “desafio” para o qual diz não estar disponível.

“Não tenho que discordar. Eu posso é estar disponível ou não para aceitar esse desafio, que é uma coisa completamente diferente”. E acrescentou: “Eu não estou disponível”.

O balanço que faz à Antena 1 do seu trabalho à frente da ASAE é “altamente positivo”, não só para a organização, mas “acima de tudo para a defesa dos consumidores e da saúde pública”.

António Nunes assumiu a direcção da autoridade em Janeiro de 2006. Antes, esteve cerca de cinco anos à frente da Direcção-Geral de Viação, depois de passar pela Protecção Civil, onde presidiu ao Serviço Nacional de Protecção Civil e onde foi inspector superior dos bombeiros. Presidiu ainda à primeira comissão instaladora da Agência para a Qualidade e Segurança Alimentar.

Sugerir correcção
Comentar