Angela Merkel pede conciliação entre trabalho e família

Chanceler pede às empresas alemãs que promovam políticas de conciliação entre a casa e o trabalho.

Foto
Angela Merkel, chanceler alemã Michael Gootschalk/AFP

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse, este sábado, às empresas alemãs para promoverem políticas de conciliação da vida laboral e familiar dos seus trabalhadores.

Na sua tradicional mensagem por vídeo, divulgada aos sábados, a chefe do Governo alemão alertou as empresas para terem “mais consideração pelo tema da família” e disse que sobretudo nas pequenas e médias empresas se encontram bons exemplos de “como se podem combinar horário laboral com tempo para a família”.

“Conseguir a conciliação da família e do trabalho é de interesse comum, tanto a nível económico, para nós e para criar postos de trabalho estáveis e sustentáveis no futuro, como para as crianças e os pais”, sustentou.

Esta conciliação, afirmou, não se consegue “unicamente com medidas legais, mas exige uma mudança de mentalidade”. A governante deu como exemplos o trabalho a partir de casa e da partilha de emprego (em que duas pessoas trabalham a tempo parcial) como formas de o fazer.

A chanceler sublinhou que também o Governo deve actuar neste campo e recordou que, a partir de 1 de Agosto, todas as crianças a partir de um ano vão ter lugar nas creches públicas alemãs.

Sugerir correcção
Comentar