Angel Gurría reconduzido na liderança da OCDE

Ex-ministro das Finanças mexicano vai ocupar o cargo até 2021.

Foto
Angel Gurria lidera a OCDE desde 2006 PÚBLICO/Arquivo

O mexicano Angel Gurría, com 65 anos, lidera a OCDE desde 2006 e foi nomeado para cumprir um terceiro mandato. A decisão foi tomada por unanimidade pelos 34 países membros, entre os quais está Portugal.

A OCDE foi criada a seguir à Segunda Guerra Mundial, tendo-se tornado um dos principais centros de análise e conhecimento em áreas económicas e sociais do globo. Desde o início, a organização foi vista como um verdadeiro “clube dos países ricos”, já que entre os seus membros não estão países em desenvolvimento, mas apenas as economias mais avançadas do planeta. Durante a Guerra Fria, a entidade era também dominada pelas potências do Ocidente.

Desde que ocupa o principal cargo na OCDE, Angel Gurría tem tentado fazer da OCDE um actor relevante na discussão da crise financeira internacional e da crise da dívida soberana europeia. O facto de não ser mais do que uma instituição dedicada a fazer recomendações deixa-a, contudo, num papel secundário face a entidades como as que fazem parte da troika.

Ao anunciarem a renovação do mandato de Angel Gurría, os representantes dos países membros afirmam que o secretário-geral fez da OCDE uma organização “líder no mundo no que diz respeito a discutir os problemas mais cruciais, em termos de economia, sociedade, ambiente e governação”.

Antes de ocupar o cargo de secretário geral da OCDE, Gurría tinha-se destacado como ministro das Finanças do México entre1998 e 2000.

Sugerir correcção
Comentar