Altice entra nos EUA com a compra de operador regional

Nova dona da PT quer participar na consolidação do mercado de telecomunicações americano.

Foto
João Mello Franco foi substituído por Luís Palha da Silva Nuno Ferreira Santos

Depois de ter andado às compras na Europa, o que incluiu a aquisição da PT, o grupo de telecomunicações francês Altice decidiu entrar nos EUA, onde o mercado tem andado agitado com rumores de fusões e aquisições.

A Altice comunicou nesta quarta-feira ter chegado a um acordo para a compra de 70% da Suddenlink, que tem presença em 17 estados e é o sétimo operador de serviços de comunicação por cabo nos EUA. O anúncio surge numa altura em que se avoluma o número de notícias a dar conta de um interesse da Altice na gigante Time Warner Cable, a segunda maior empresa do sector naquele país.

O negócio atribuirá à Suddenlink um valor total de 9,1 mil milhões de dólares. Esta operadora não é uma empresa cotada, estando a totalidade do capital nas mãos da administração e dos fundos BC Partners e Canada Pension Plan Investment Board. Quando a transacção for concluída, o que a Altice aponta para no último trimestre do ano, estes dois fundos ficarão com os restantes 30%.

A Suddenlink oferece serviços de televisão, Internet e telefone. Soma 1,5 milhões de clientes residenciais e 90 mil empresariais. Em 2014 facturou 2,3 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) e teve um EBITDA (os lucros brutos, antes de contabilizados factores como impostos e amortizações) de 911 milhões de dólares (811 milhões de euros).

A chegada da Altice ao mercado americano acontece um mês depois de a Comcast, o maior operador em termos de receitas, ter retirado a oferta de compra que tinha feito no ano passado pela Time Warner Cable. A decisão foi motivada por receios de que o negócio não conseguisse a autorização dos reguladores de mercado e está a dar azo a especulações sobre outros possíveis interessados nesta empresa.

O sector das telecomunicações nos EUA está a atravessar uma fase de consolidação. Numa teleconferência, o presidente executivo do grupo francês, Dexter Goei, afirmou que “abaixo da Comcast [está tudo] efectivamente em modo de consolidação” e adiantou que a empresa quer aproveitar a tendência. “Claramente esperamos estar mesmo no meio dessa consolidação”, garantiu. A Altice tem sido dada em vários órgãos de comunicação como estando interessada na Time Warner Cable, mas nenhuma notícia foi confirmada oficialmente.

O grupo francês tem operações em França, Bélgica, Luxemburgo, Israel e nas Caraíbas. Em Portugal, é dono da Oni e da Cabovisão, que terá de vender, uma condição imposta pela Comissão Europeia para autorizar a comprar da PT à operadora brasileira Oi. Esta transacção deverá estar concluída nas próximas semanas. Já no início do mês, a Altice tinha concluído a compra de uma parcela de 20% da operadora francesa Numericable-SFR.

Sugerir correcção
Comentar