Alibaba escolhe Bolsa de Nova Iorque para entrar no mercado de capitais

Maior retalhista online na China vai estrear-se em bolsa este Verão e poderá protagonizar a maior oferta pública inicial de sempre.

Foto
Jack Ma pode tornar-se no terceiro homem mais rico da China Carlos Barria/Reuters

O Alibaba, maior retalhista online na China, escolheu a New York Stock Exchange (NYSE) para a sua estreia no mercado de capitais. A oferta pública inicial (OPI) poderá render até 20 mil milhões de dólares (14,7 mil milhões de euros), o que, a concretizarem-se as estimativas, será a maior operação de sempre.

A empresa chinesa de comércio electrónico preferiu a NYSE em vez da rival Nasdaq, que tem na sua carteira gigantes tecnológicos como o Twitter e o Facebook. Aliás, das 142 novas entradas em bolsa registadas este ano, 57% foram absorvidas pela Nasdaq, que também se tem posicionado na área da biotecnologia, refere o New York Times. A opção do Alibaba pela NYSE é, por isso, considerada uma vitória para esta bolsa de Nova Iorque.

A estreia da gigantesca loja online deverá acontecer durante o Verão e, graças à sua potencial valorização no mercado, Jack Ma, um antigo professor de Inglês, poderá tornar-se o terceiro homem mais rico da China, com uma fortuna avaliada em 12,5 mil milhões de dólares.

Antes de se candidatar à oferta pública inicial, Jack Ma enviou uma carta aos trabalhadores na qual  explicava os motivos da estratégia. “Irmos para o mercado de capitais nunca foi o nosso objectivo — é apenas uma estratégia importante e um método para alcançarmos a nossa missão, uma bomba de gasolina que nos pode ajudar a avançar”, escreveu.

De acordo com a Reuters, 80% das transacções de comércio online na China são feitas através do site, que será listado em bolsa com o código BABA. A empresa tem 25 mil trabalhadores e recebeu um investimento inicial de mil milhões de dólares da Yahoo, dona de 22,6% do capital. Actualmente, trabalha com sete milhões de retalhistas e teve receitas de oito mil milhões de dólares em 2013 (mais 62% face a 2012). No quartro trimestre do ano passado, o lucro duplicou para 1,36 mil milhões de dólares.

O Alibaba foi fundado em 1999 por um grupo de 18 pessoas, liderado por Jack Ma. No seu site, a empresa diz que o seu objectivo é "contruir a futura infra-estrutura do comércio". "A nossa visão é que os clientes se conheçam, trabalhem e vivam no Alibaba e que a empresa dure, pelo menos, 102 anos."

 

Sugerir correcção
Comentar