Alemanha puxa por excedente comercial da Zona Euro

Eurostat dá conta de uma excedente comercial de 13,1 mil milhões de euros em Setembro.

Foto
Em Portugal o défice comercial foi menor do que no ano passado, devido ao aumento das exportações. DR

A zona euro registou um excedente no comércio internacional de bens com o resto do mundo de 13,1 mil milhões de euros em Setembro, contra 8,6 mil milhões verificados um ano antes. Os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat revelam que a Alemanha tem sido a principal impulsionadora deste excedente.

De acordo com as primeiras estimativas para Setembro, publicadas pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), no conjunto dos 28 países também se verificou, um excedente comercial de 0,6 mil milhões de euros, que compara com um défice de 14,5 mil milhões apurado em Setembro de 2012.

Em Setembro, a Alemanha registou um excedente de 20,4 mil milhões de euros, ultrapassando o recorde atingido em Junho de 2008, dois meses antes do deflagrar da crise económica e financeira.

Na comparação mensal, entre Agosto e Setembro deste ano, as exportações subiram 1%, e as importações caíram 0,3% na zona euro. No conjunto da UE as exportações subiram duas décimas (0,2%) e as importações caíram outro tanto (-0,2%) indica o Eurostat.

Entre os 28 estados-membros, a Alemanha continua a registar, de forma destacada, o maior excedente comercial em 2013, com 127,8 mil milhões de euros entre Janeiro e Agosto de 2013, seguida, de longe, pela Holanda (36 mil milhões) e pela Irlanda (25,3 mil milhões).

Investigação à Alemanha
Na semana passada, no quadro do "mecanismo de alerta de desequilíbrios macroeconómicos", a Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação aprofundada à Alemanha para examinar os seus excedentes comerciais, que considera desequilibrados, anunciou o presidente do executivo europeu. O objectivo é determinar se a dependência excessiva das exportações por parte da Alemanha está ou não a prejudicar o resto da Europa, nomeadamente os países em crise que vêem dificultada a sua penetração nos mercados estrangeiros.

Durão Barroso ressalvou que "a Europa não está contra a competitividade" da Alemanha, mas que esta "pode fazer mais" para apoiar o crescimento europeu.

No lado oposto, a França, com -50,1 mil milhões de euros, registou o maior défice comercial, seguida do Reino Unido (-44,5 mil milhões) e da Grécia (-12,9 mil milhões).

Já Portugal regista, entre Janeiro e Agosto deste ano, um défice comercial de -5,8 mil milhões de euros, menor do que aquele em idêntico período do ano passado (-7,0 mil milhões de euros), sobretudo devido a um crescimento de 3% das exportações na comparação homóloga (31,5 mil milhões de euros nos primeiros oito meses deste ano, mais mil milhões que o valor verificado entre Janeiro e Agosto de 2012).

Sugerir correcção
Comentar