Alemanha prepara cortes para atingir o défice zero em 2014

O executivo de Angela Merkel vai antecipar em dois anos a reestruturação orçamental e deve cortar 6000 milhões de euros na despesa já em 2014.

Foto
O ministro das Finanças alemão deve também avançar com aumento de receitas Olivia Harris/Reuters

O Governo alemão está a planear um corte de 6000 milhões de euros na despesa do Estado para atingir já em 2014 um défice orçamental nulo, avança nesta sexta-feira o jornal Rheinischen Post. O défice-zero já tinha sido anunciado como objectivo do Governo alemão, que apontava para 2016 como ano em que cumpriria essa exigência.

Mas, segundo o vice-presidente da CDU, partido dos democratas-cristãos de Angela Merkel, o objectivo será antecipado já para 2014. Michael Meister afirma nesta sexta-feira ao jornal alemão Rheinischen Post que os cortes na despesa do Estado já foram decididos na cúpula governamental e que, para além do corte na despesa, haverá alguns ajustes na receita do Estado.

No entanto, esta reestruturação orçamental terá que esperar pelo fim das eleições alemãs, marcadas para Outubro. Só depois, e no caso provável de o executivo liderado por Angela Merkel ser reeleito, é que mais uma ronda de ajustes orçamentais acontecerá na Alemanha.

Para atingir o objectivo do défice-zero, o Governo terá que corrigir um desvio de 5000 milhões de euros, algo que só é possível com “cortes na despesa”, como afirmou Michael Meister ao jornal alemão, citado pelo El País.

Estes cortes na despesa devem acontecer pela redução dos orçamentos dos ministérios e de cortes no Fundo de Saúde. 

Em Dezembro, Christine Lagarde apelou à Alemanha que abrandasse o seu processo de reestruturação orçamental, de forma a compensar com investimento os efeitos negativos da austeridade no Sul da Europa.

 

Sugerir correcção
Comentar