África ajuda Sumol+Compal a mais que triplicar lucros

No primeiro semestre, empresa de bebidas teve um resultado líquido de 4,2 milhões de euros, depois de ter reforçado presença nos mercados africanos

Foto
Sumol tem fábrica em Moçambique e vai abrir outra em Luanda no último trimestre Manuel Roberto

O lucro da SUMOL+COMPAL mais que triplicou no primeiro semestre, face a igual período do ano passado, para 4,2 milhões de euros. No primeiro semestre do ano passado, o resultado líquido foi de um milhão de euros.

A empresa "registou, no primeiro semestre de 2015, um bom desempenho operacional e financeiro, especialmente sentido entre Abril e Junho, suportado em condições favoráveis em Portugal e também no reforço da presença das suas marcas em mercados africanos", refere a SUMOL+COMPAL, em comunicado.

As vendas totais subiram 20,7% para 166,4 milhões de euros, "com a facturação no mercado português a atingir 111,6 milhões de euros, mais 12,7%, enquanto as restantes geografias continuam a mostrar um forte desempenho, especialmente o continente africano, permitindo a actividade internacional vendas de 54,8 milhões de euros, mais 42,1%", acrescenta. No semestre, o peso da actividade internacional foi de 32,9%. O volume de negócios da SUMOL+COMPAL ascendeu a 170 milhões de euros, uma subida de 19,9% face ao período homólogo de 2014.

"Em Portugal, as condições climatéricas favoráveis, em especial no segundo trimestre, a evolução positiva da economia nos primeiros seis meses do ano, beneficiando do aumento da confiança dos consumidores, bem como do crescimento do turismo e, no exterior, o reforço de operações directas e a entrada de novos mercados, especialmente em África, suportaram os bons resultados operacionais e financeiros registados" pela empresa no semestre.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentou 27,2% para 21,3 milhões de euros e o resultado operacional (EBIT) cresceu 42,5% para 15,1 milhões de euros. Em volume, as vendas da SUMOL+COMPAL aumentaram 7,5% para 199,3 milhões de litros, com as vendas dos refrigerantes a avançarem 8,5% para 101,8 milhões de litros. As vendas de sumos e néctares avançaram 7,1% para 52,8 milhões de litros e as das águas 9,4% para 27 milhões de litros, enquanto nas cervejas houve um decréscimo ligeiro.

Produção em Luanda arranca no final do ano
"Paralelamente às exportações, a SUMOL+COMPAL mantém actividade fabril em Moçambique enquanto se ultimam os trabalhos para o arranque da operação na unidade industrial do Bom Jesus, nos arredores de Luanda, esperando-se que a produção industrial de Compal em Angola tenha início no terceiro trimestre deste ano".

Nos primeiros seis meses do ano, a conjuntura "foi, de facto, favorável à operação da SUMOL+COMPAL", no entanto "deve ter-se em conta também o reforço da diferenciação das nossas marcas, a aposta continuada na internacionalização, a qualidade e inovação dos produtos disponibilizados no mercado e também as nossas pessoas que com o seu talento e empenho tornaram possíveis estes resultados", afirma o presidente executivo, Duarte Pinto, citado no comunicado.

"Estamos conscientes do desafio, mas queremos continuar a aproveitar este enquadramento até final do exercício de forma a consolidarmos a performance registada no primeiro semestre", concluiu o presidente executivo da SUMOL+COMPAL.

Sugerir correcção
Comentar