Aeroporto de Heathrow inaugurou novo terminal com 34 voos

Terminal irá operar apenas a 10% da sua capacidade nos primeiros dias

Foto
A inauguração oficial do Terminal 2 será feita pela rainha Elisabeth II a 23 de Junho. Edmond Terakopian

Foi com uma manhã chuvosa, cinzenta e tipicamente inglesa que o aeroporto de Heathrow, em Londres, recebeu nesta quarta-feira os primeiros passageiros do novo Queen's Terminal. Com um investimento de 3100 milhões de euros, o novo terminal do terceiro aeroporto mais movimentado do mundo irá receber no dia da sua inauguração cerca de 34 voos.

Era ainda de madrugada. O relógio marcava poucos minutos para as seis da manhã e já estava tudo a postos para receber o primeiro avião a aterrar no mais recente terminal do aeroporto britânico. O voo transatlântico com origem de Chicago era ansiosamente esperado por toda a comitiva de administradores do aeroporto, inquietos para apresentar a mais recente infra-estrutura de Heathrow, noticiou nesta quarta-feira o Telegraph. Ao todo, no primeiro voo estavam a bordo 178 passageiros e 11 tripulantes, adiantou a BBC.


Nos primeiros dias de actividade, o terminal irá começar a meio gás, operando apenas a 10% da sua capacidade. São esperados 34 voos para esta quarta-feira, sendo que 17 se realizam da parte da manhã, todos eles da mesma companhia, a norte-americana United Airlines.

Estima-se que o terminal 2 receba aproximadamente 15,8 milhões de passageiros anualmente, tendo no entanto capacidade para um total de 20 milhões. O alargamento de número de voos será crescente ao longo dos próximos meses, esperando-se cerca de 330 por dia para 50 destinos diferentes.

Até Outubro, esperam-se que mais de vinte companhias aéreas se juntem à norte- americana United Airlines. A Air Canada irá antecipar essa data, começando a sua actividade no terminal já no próximo mês. Até ao fim do ano, estima-se que 26 companhias estarão a operar na nova ala do aeroporto inglês.

A inauguração oficial será presidida pela rainha Isabel II a 23 de Junho, dando assim algumas semanas para que se possam afinar eventuais falhas. O dia de abertura do novo terminal coincide com uma greve de 24 horas dos trabalhadores do Heathrow Express, rede de transportes que liga o aeroporto ao centro da cidade.

Notícia corrigida às 15h11: O investimento é de 3100 milhões de euros e não de 2500 milhões, como inicialmente referido.
Texto editado por Raquel Almeida Correia


 

Sugerir correcção
Comentar