Actividade económica sobe em Setembro

Trata-se do valor máximo desde Maio de 2011.

Foto
As exportações e importações aceleraram 5,8% e 3,6% em Setembro Manuel Roberto

O indicador de actividade económica aumentou em Setembro, fixando-se no valor máximo desde Maio de 2011, segundo a síntese económica de conjuntura divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O consumo privado e o investimento voltaram a recuperar em Setembro e o indicador de clima económico acentuou a tendência de recuperação registada desde o início do ano, refere o INE.

Já a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo (ICP) revelou "diminuições homólogas menos intensas da actividade económica nos serviços e na construção e obras públicas", enquanto na indústria se observou "um crescimento em Setembro".

O indicador quantitativo do consumo privado registou um crescimento homólogo em Setembro, reflectindo sobretudo o contributo positivo mais expressivo da componente do consumo corrente, refere o INE.

O indicador de FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) diminuiu de forma menos acentuada em Setembro, em resultado da evolução das componentes de máquinas, equipamentos e de construção.

Relativamente ao comércio internacional de bens, em termos nominais, as exportações e importações aceleraram, registando variações homólogas de 5,8% e 3,6% em Setembro (2,2% e 3,1% no mês anterior), respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar