Acções da Zon disparam 6,15% e sustentam subida do PSI-20

Projecto de fusão com a Optimus levou os títulos da operadora para 2,987 euros.

De manhã, as acções da Zon chegaram a valer 3,2 euros ENRIC VIVES-RUBIO

A proposta de fusão Zon-Optimus prometia um dia animado na Bolsa de Lisboa e assim foi. A operadora liderada por Rodrigo Costa e a Sonae lideraram os ganhos do PSI-20 nesta segunda-feira, na primeira reacção dos investidores ao projecto de negócio anunciado na sexta-feira.

Esta última operadora teve a subida mais expressiva do principal índice português, permitindo uma valorização de 0,24% do PSI-20.

Os títulos da Zon chegaram a valer 3,2 euros ao início da manhã, quando a cotação subia mais de 13%. No fecho da sessão, as acções terminaram nos 2,987 euros – com um crescimento de 6,15% face ao valor de sexta-feira, antes de a Sonaecom (dona da Optimus) e Isabel dos Santos (maior accionista da Zon) comunicarem ao mercado a operação.

A Sonae teve o segundo maior crescimento (3,9%), encerrando nos 0,693 euros. Já a Sonaecom (também proprietária do PÚBLICO) chegou a subir mais de 12%, mas atenuou os ganhos e terminou o dia nos 1,55 euros, com uma subida de 0,91%, atrás da REN, do BCP e da EDP.

A PT, pelo contrário, teve um dia negativo em bolsa, encerrando a sessão com uma queda de 0,99%.

O desempenho positivo em bolsa acompanha a avaliação em alta das acções da Zon e da Sonaecom feita por analistas que acompanham as duas empresas e que prevêem sinergias que podem chegar aos 400 milhões de euros, como é o caso da previsão do banco de investimento JP Morgan.

fusão entre a Zon e a Optimus prevê a criação de uma nova empresa (controlada em partes iguais por Isabel dos Santos e pela Sonaecom) que controlará a empresa que nascer deste “casamento”. O projecto terá ainda de ser analisado pelos conselhos de administração das duas empresas e votado pelos restantes accionistas em assembleia-geral. A maior accionista da Zon é a filha do Presidente angolano, que controla 28,8% do capital da operadora através das sociedades Kento e Jadeium. Já no caso da Optimus, 100% do capital da operadora está nas mãos da Sonaecom.
 
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues