Acções da Semapa sobem após oferta de troca que não teve o resultado pretendido

Semapa vai continuar em bolsa e dispersão de capital da Portucel sobe 11%.

Foto
Operação lançada por Petro Queiroz Pereira tem um sucesso limitado.

As acções da Semapa subiram 2,22% esta quarta-feira e as da Portucel caíram ligeiramente (0,14%), naquele que foi o primeiro dia após a operação de oferta pública de troca (OPT) de acções lançada por Pedro Queiroz Pereira, que ficou abaixo dos objectivos pretendidos.

A operação de troca de acções da Semapa por títulos da Portucel só foi aceite por 51,31% dos títulos que eram objecto da operação, permitindo melhorar em 11% o free float da Portucel, quando poderia aumentar quase o dobro. A Semapa também se mantém cotada em bolsa, agora com menos liquidez.

Para a Semapa, a operação foi “um sucesso”. Em declarações ao PÚBLICO, fonte oficial da empresa justifica “o êxito” da operação pelo facto de a OPT “ter visado essencialmente o aumento de dispersão do capital da Portucel e de não ter sido condicionada a nenhum limite mínimo”. A fonte refere ainda que a operação não tinha como objectivo a saída da Semapa de bolsa.

Com o resultado da operação, divulgado esta terça-feira, a Semapa reduziu a participação directa na Portucel de 75,85% para 64,83%. Assim, o free float passou de 17,5% para 28,6%.

No comentário de arranque da sessão, Steven Santos, gestor do Banco de Investimento Global (BIG), destacou a “adesão inferior ao pretendido” da OPT, o que “indicia que o mercado reconhece valor às duas áreas de negócios mais pequenas do conglomerado [Semapa]”.

Para o gestor do BIG, “a campanha de comunicação da operação focou-se demasiado na possibilidade de receber acções da Portucel, não contemplando devidamente os outros dois negócios — cimento e ambiente —, o que pode ter dissuadido alguns accionistas da Semapa”. Acrescenta ainda que, para além disso, os esforços activistas da gestora britânica Petrus Advisers contra o valor da oferta podem ter surtido o efeito desejado junto de outros accionistas e inibido a aceitação da oferta”.

A operação de troca, anunciada em finais de Maio, foi lançada pela Sodim, do empresário Pedro Queiroz Pereira, accionista maioritário da Semapa que, por sua vez, controla a Portucel.

A informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) revela que a Semapa adquiriu 24.864.477 acções próprias, que serão imediatamente extintas por redução do capital social após liquidação da oferta, o que deverá acontecer na próxima quinta-feira. Aos accionistas que aderiram à OPT, a Semapa entregará 84.539.108 acções da Portucel.

Após a redução, o capital social da Semapa passa a ser de 81.645.523 euros, com a participação da Sodim (de Pedro Queiroz Pereira) a representar 71,09%, contra os 54,5% antes da OPT.

Se a operação tivesse tido o resultado pretendido, a Semapa poderia sair de bolsa, e a Sodim conseguiria, sem desembolsar dinheiro, garantir uma participação indirecta na Portucel acima dos 50%.

Sugerir correcção
Comentar