Acções da PT sobem mais de 1% depois da aprovação dos novos termos da fusão com a Oi

PSI 20 segue em queda ligeira, seguindo a tendência europeia.

Foto
Acções da Portugal Telecom foram alvo de OPA João Gaspar

As acções da Portugal Telecom (PT) seguem nesta terça-feira a valorizar mais de 1%, na primeira sessão após a aprovação, em assembleia geral (AG), dos novos termos de fusão com a brasileira Oi.

A valorização das acções da PT foi mais expressiva no arranque da sessão, tendo atingido 4,5%, para 1,85 euros. Os títulos seguem agora a valer 1,80 euros.

Apesar da subida da PT, o PSI 20 está a negociar em queda de 0,23%, acompanhando a tendência negativa das congéneres europeias.

A AG da PT, realizada esta segunda-feira, acabou por aprovar os novos termos de fusão por 98,25% do capital representado.

Os novos termos da fusão, alterados na sequência das perdas geradas pela aplicação de cerca de 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, que falhou o seu pagamento, têm sido contestados pelos pequenos accionistas, que eram apenas 1,75% dos 46% do capital representado na AG.

Com os novos termos da fusão, a participação da PT na Oi desce de 37% para 24,6%, e os accionistas da PT ficam expostos ao incumprimento da Rioforte, holding não financeira do Grupo Espírito Santo (GES), que se encontra em processo de protecção de credores, a decorrer no Luxemburgo.

Na teoria, a PT pode recuperar peso accionista na Oi, se recuperar parte ou a totalidade do investimentos realizado na Rioforte, cenário que parece pouco provável.

Sugerir correcção
Comentar