Accionistas do BES responsabilizam Carlos Costa por "gravíssima negligência"

Acção de Responsabilidade Civil foi subscrita por 485 pequenos accionistas.

Foto
Governador foi acusado pelo Governo de "falha grave de informação" Público

O governador do Banco de Portugal (BdP) está a ser alvo de um processo por "gravíssima negligência", interposto por perto de meio milhar de pequenos accionistas do BES, que reclamam indemnizações também ao supervisor e ao Estado.

A acção de Responsabilidade Civil, subscrita por 485 pequenos accionistas do BES que, no total, detinham 22.789.387 acções e obrigações do BES, deu entrada no Tribunal Administrativo de Lisboa, tendo como réus Carlos Costa, o Estado português e o BdP, os quais já foram citados esta semana para apresentar contestação.

A acção popular, a que a agência Lusa teve acesso esta terça-feira, aponta "falhas graves de supervisão" que levaram à "progressiva degradação financeira e falta de liquidez do BES", acrescentando que tais falhas e os comunicados do BdP e as declarações do governador são a "causa directa dos prejuízos" destes accionistas.

Os autores invocam terem sido lesados pela "abrupta medida de resolução", que levou à transferência dos activos do BES para o Novo Banco, sem contrapartidas, decisão que classificam de "ilegal" e "nula", traduzindo-se num "verdadeiro confisco", que delapidou o valor das acções.

"Com a agravante do Banco de Portugal e o seu governador, nos dias que antecederam a tomada da medida de resolução, se ter multiplicado em comunicados, esclarecimentos, notas e declarações aos órgãos de comunicação social, garantindo que a situação do BES era de perfeita solvabilidade, dispondo de uma 'almofada de segurança' que acomodava todos os cenários mais gravosos", lê-se no documento.

Tais factos, adiantam, levou muitos accionistas e o público em geral a comprar acções, e os titulares das acções e das obrigações a não se desfazerem delas, confiando também nos comunicados e nas declarações de Carlos Costa.
A acção, elaborada pela Pereira de Almeida e Associados, refere que o governador do BdP, naquela altura, "não podia ignorar a gravidade da situação do BES, e "sabia perfeitamente" que estava a preparar a medida de resolução que veio a tomar a 3 de Agosto de 2014.

"Mesmo assim, não hesitou em dar garantias ao mercado e ao público em geral, pelo que actuou com gravíssima negligência e mesmo com dolo (culpa), ainda que eventual", frisam os lesados. Entendem que Carlos Costa "agiu ainda com grave negligência ao não informar previamente a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, das medidas que se propunha tomar, o que levou a que as negociações das acções do BES em bolsa não tivessem sido suspensas".

Esta situação, alegam, permitiu que alguns investidores institucionais, "provavelmente servindo-se de informação privilegiada", tivessem vendido a tempo as suas acções, enquanto outros as compravam, confiando nos comunicados e nas declarações de Carlos Costa.

A acção recorda que a 01 de agosto -- dois dias antes da medida de resolução do BdP -, o BES informou que a Goldman Sachs tinha vendido, em 23 de Julho, 4.445.180 acções do BES, reduzindo a sua posição para 1,25% do capital do BES.
Estes accionistas salientam que, pelo menos, desde finais de 2013, o BdP e o seu governador "não podiam ignorar a grave situação de exposição do BES ao Grupo Espírito Santo (GES), e as imparidades que daí poderiam advir", assim como os reflexos para a solvabilidade do BES.

Além disso, lembram que a 30 de Janeiro (de 2014), a auditora KPMG alertou o BdP para as contas da Espírito Santo International (holding do GES que detinha a Rio Forte) que "apresentavam um buraco de mais de mil milhões de dívida".

Sugerir correcção
Ler 2 comentários